Quinta-feira 25 de Abril de 2024

Jorge Fonseca, Norberto Mourão e Miguel Maia distinguidos nos Prémios Empresariais “Patrocina um Desportista” promovidos pela Fundação do Desporto

IIGalaPremiosEmpresariaisFdD2019Jorge Fonseca (Judo) e Miguel Maia (Voleibol), para além no canoísta Norberto Durão (âmbito paralímpico) foram três dos desportistas lusos distinguidos no decorrer da Gala, dentro do espírito criado para os Prémios Empresariais Fundação do Desporto/Patrocina um Desportista, um evento promovido em co-organização entre a Fundação do Desporto e a entidade espanhola Patrocina um Desportista e que aconteceu pela segunda vez consecutiva.

O auditório da Cidade do Futebol (Oeiras) vestiu-se de gala para receber empresários, desportistas e personalidades do mundo do Desporto para dar corpo à segunda edição desta iniciativa, desta vez corporizada com o patrocínio da “Associação Mutualista Montepio”, “Renault Portugal”, “Sagres 0,0”, “Alimentos de Extremadura” e “Ayuntamiento de Badajoz”.

A cerimónia iniciou-se com a entrega do “Prémio Jovem Praticante Desportivo” que reconheceu o trajecto desportivo de Gustavo Ribeiro, Medalha de Bronze no Campeonato do Mundo de Street Skater neste ano, em competição realizada em São Paulo (Brasil).

O “Prémio Desporto para Pessoas com Deficiência – Associação Mutualista Montepio” foi atribuído a Norberto Mourão, pelas recentes conquistas da Medalha de Bronze na prova de VL2 dos Europeus da Polónia 2019 e do título de Vice-campeão do Mundo na categoria adaptada de VL2, Szeged, Hungria, em Paracanoagem.

O “Prémio Projecto Social Desportivo – Groupe Renault” distinguiu o Projecto de Inclusão Social e Desenvolvimento Social pelo Judo, implementado por Pedro Soares e do qual surgiu o actual Campeão do Mundo Jorge Fonseca.

Isaura Morais, Deputada da Assembleia da República, foi galardoada com o “Prémio Empresa, Mulher e Desporto – Sagres 0,0”, por todo o seu percurso e contributo para o Desporto Nacional, enquanto empresária, administradora e gestora, em particular, na qualidade de Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior.

O “Prémio Apoio ao Desporto” distinguiu a Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, S.A., um tributo ao investimento no desporto realizado ao longo de vários anos e que muito determinou a capacitação e qualificação deste universo, recebendo o prémio Nuno Pinto de Magalhães, Director de Comunicação e Relações Institucionais.

O “Prémio Equipa” foi entregue a Miguel Laranjeiro, Presidente da Federação de Andebol de Portugal, reconhecendo o percurso desportivo e resultados alcançados, em especial no decurso do ano de 2019, das selecções nacionais sub-21 e sub-19 masculinas (IHF Men’s Junior World Championship – Espanha – 4º Lugar), e selecção A masculina de Andebol de Praia (2019 – Jogos do Mediterrâneo – Grécia – 2º Lugar).

O “Prémio Fundação do Desporto/Desportista da Actualidade” foi entregue a Jorge Fonseca, um reconhecimento ao seu percurso de vida e desportivo que culminou, recentemente, com o título mundial conquistado em Tóquio, na categoria de – 100 kg.

A Gala terminou com a entrega do “Prémio Patrocina um Desportista/Carreira Desportiva”, distinção entregue a Miguel Maia, o icónico voleibolista português pelo seu percurso desportivo e resultados invejáveis alcançados, como praticante, indoor e na areia, consubstanciado nos mais de 16 títulos nacionais e internacionais conquistados e 4 participações olímpicas.

Este evento serviu também para divulgar a iniciativa “Patrocina um Desportista” que tem por objectivo apoiar economicamente praticantes desportivos na sua preparação para as grandes competições desportivas e fornecer às empresas um modelo de patrocínio diferente e eficaz, responsável no aspecto social e que oferece um retorno do investimento num curto prazo com base nos valores do desporto admirados por todos.

“Os mais recentes indicadores nacionais publicados mostram que continua a existir interesse e vontade de manter vivo o sector fundacional no nosso País, evidenciando bem o papel das Fundações na qualidade e perseverança com que respondem aos permanentes desafios que lhe são colocados”, sublinhou Paulo Frischknecht, Presidente do Conselho de Administração da Fundação do Desporto.

Para o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, “Esta é uma excelente iniciativa que promove a associação win-win entre as empresas e o Desporto, uma articulação de que o Desporto tanto precisa”.

Na entrega dos prémios esteve ainda a campeã olímpica Rosa Mota e o presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.