Sexta-feira 29 de Março de 2024

Sporting sagrou-se bicampeão europeu de Judo em Odivelas

JCMyro / JDM

JCMyro / JDM

O Sporting Clube de Portugal sagrou-se, este sábado, bicampeão europeu de Judo ao vencer a formação russa Yawara-Neva, na final da “Champions League” por 3-2, no magnífico palco do Pavilhão Multiusos de Odivelas, que se considera como talismã pelos leões, porquanto foi ali que, o ano passado, se consagraram campeões europeus pela primeira vez.

Com os melhores judocas do Mundo nos “tatamis” de Odivelas, as bancadas estiveram repletas de um público entusiasticamente apoiante, em especial, das equipas portuguesas.

Depois de derrotar o Golden Gori nos quartos-de-final, os ‘leões’ defrontaram os russos do Ratiborets Ekaterinburg nas meias-finais. Os atuais campeões da europa começaram em desvantagem,

JCMyro / JDM

JCMyro / JDM

depois de Muloradzhab Khalifaev derrotar David Reis no primeiro encontro em -66kg. Seguiu-se João Fernando (-73 kg), que se impôs perante Gamzat Zurgaraev, num encontro recheado de emoção. Galvanizados pelo triunfo do jovem português, Frank de Wit (-81 kg), Nikoloz Sherazadishvili (-90 kg) e Jorge Fonseca (+90 kg) fecharam o resultado em 4-1 e garantiram a presença na final.

Numa reedição do combate pelo título europeu do ano passado, o Sporting voltou a encontrar os russos do Yawara-Neva.

Kherlen Ganbold (-66 kg) adiantou os “verde e brancos”, conquistando a vitória contra Zelimkhan Iartcev. Os russos conseguiram o empate por intermédio de Denis Iartcev, contra João Fernando (- 73 kg). No combate seguinte, João Martinho (- 81 kg) numa demonstração de qualidade e superação, entrou no tatami e derrotou Denis Kalinin, recuperando a vantagem do Sporting. De seguida Nikoloz Sherazadishvili (- 90 kg) entrou a perder contra Khusen Khalmurzaev. O espanhol que representa o Sporting conseguiu inverter o marcador para alcançar a 3ª vitória e selar a conquista do título. Jorge Fonseca (+90 kg) encerrou a participação na prova, mas não conseguiu derrubar o russo Anton Krivobokov, que habitualmente compete na categoria de peso acima do campeão do mundo português.

No entanto, os leões cumpriram o seu objectivo principal – ser bicampeões europeus – pelo que festa foi feita de verde e branco no Multiusos de Odivelas.

JCMyro / JDM

JCMyro / JDM

Pedro Soares, responsável técnico pela equipa leonina, referiu que “é a segunda vez que vivo este momento, que é um dos mais felizes da minha carreira, e é muito especial vivê-lo em casa. Nada disto seria possível sem o esforço e a superação que aqui viram no João Martinho. Eu fiz questão de o trazer hoje aqui, um atleta de -81 kg, muito forte, que esteve muito tempo lesionado. Abraçou o projecto do Sporting e hoje foi, sem dúvida, o dia dele. Esta é uma prova bastante equilibrada, por isso nós todos temos de ter um ás de copas. Hoje, o João foi o nosso trunfo, a pessoa que fez a diferença, pois para além de nos levar para o segundo título europeu com uma prova bastante especial, foi também o dia do relançamento da carreira dele. Estamos todos de parabéns”, afirmando ainda que “o projecto do Sporting vive disto e estes são os nossos grandes campeões! Atletas nacionais, que fazem adiferença contra os melhores do mundo. E este é o meu Sporting! Hoje, todos puderam assistir a uma equipa russa, que é a Selecção da Rússia, a uma equipa georgiana que é a Selecção da Geórgia. Mas o Sporting vem com os atletas da formação e com alguns estrangeiros, que fazem parte do clube há muitos anos e que fazem realmente a diferença, mas nós não temos uma Selecção.

JCMyro / JDM

JCMyro / JDM

 

Nacional a representar o nosso clube, por isso temos sempre de nos superar e mostrar que podem contar sempre connosco. Creio que o ano passado as pessoas não esperavam que nós vencêssemos e hoje provámos que viemos para ficar. O Sporting é, neste momento, em termos europeus e em termos de clube, o melhor clube de judo da Europa!”

Na competição feminina, o Benfica – presente por convite recebido da organização internacional – começou por vencer as turcas do Galatasaray e discutiu o acesso à final com o Valência CJ. As encarnadas ganharam vantagem com o triunfo de Odette Giuffrida contra Nina Esteo Linne, na categoria -52 kg. Jaione Equisoain repôs a igualdade, depois de derrotar Telma Monteiro (- 57 kg).

Juul Franssen (- 63 kg) voltou a colocar a equipa portuguesa em vantagem, mas Bárbara Timo (-70 kg) e Rochele Nunes (+70 kg) cederam nos confrontos seguintes, fixando o resultado em 2-3.

Na luta pelo bronze, o Benfica defrontou as romenas do U-CSM Cluj-Napoca, que começaram a ganhar com um triunfo de Andrea Chitu sobre Odette Giuffrida (- 52 kg).

16nov_JUDO CLeague_5811news

JCMyro / JDM

O Cluj voltou a adiantar-se no marcador, com Telma Monteiro (-57 kg) a ceder contra Loredana Ohai. A perder por 0-2, Juul Franssen (-63 kg) e Bárbara Timo (-70 kg) impuseram-se perante Stefania Dobre e Kaho Yonezawa, igualando o marcador.

No combate decisivo, Rochele Nunes (-70 kg) não conseguiu superar Iori Suzuki, apesar do esforço e equilíbrio revelados. Com este resultado, o Benfica terminou na quinta posição, na sua estreia em competições colectivas europeias.

Para Jorge Gonçalves, técnico do Benfica, “sabíamos que com as nossas cinco judocas poderíamos vencer os cinco combates, mas desta vez não aconteceu. No último encontro, na disputa pela medalha de bronze, começámos mal, a perder 2-0, algo inesperado. Depois, os últimos três combates foram emocionalmente muito intensos e desgastantes, onde existiu estrategicamente uma má condução durante o combate, levando o Benfica a perder por 3-2. Nesta competição de alto nível, éramos uma equipa ambiciosa, que podia ganhar a qualquer uma das outras equipas internacionais. Acredito que foi o ano em que a prova esteve mais forte, mas o que fica mais presente em termos de emoções é a tristeza com o resultado. O Benfica pretende ainda competir e apostar nesta vertente europeia de clubes. É apenas uma questão de verificar quais são as equipas inscritas no próximo ano e analisar qual o evento a participar. Mas independentemente deste nosso 5º lugar, o nosso lugar é na Liga dos Campeões.”

JCMyro / JDM

JCMyro / JDM

Os combates regressam este domingo ao Multiusos de Odivelas, para disputa da “Europe League”.

A partir das 10h00, seis equipas femininas, entre as quais a Associação Académica de Coimbra, e onze masculinas, incluindo os Salesianos, procuram uma das quatro vagas de acesso à ‘Champions League’ de 2020.

No âmbito do Dia Mundial do Judo, as entidades organizadoras vão plantar 10 Árvores nas imediações do recinto da prova, pelas 15h00.

O bloco de finais arranca às 16h00, com as últimas decisões deste fim-de-semana de Judo Mundial em Odivelas – Cidade Europeia do Desporto 2020.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.