Quinta-feira 28 de Março de 2024

Cascais recebe em 2020 o primeiro IRONMAN completo em Portugal, com 80 países de cinco continentes

IRONMAN2020Cascais-20-11-2019O último fim-de-semana de Setembro do próximo ano vai ser especial para o triatlo e para a vila de Cascais, que será literalmente invadida por 5.000 participantes na estreia portuguesa do triatlo IRONMAN de distância completa.

O evento inaugural do IRONMAN Portugal-Cascais acontece a 26 de Setembro de 2020, seguindo-se no domingo, 27, a quarta edição do IRONMAN 70.3 no mesmo território, representando os dois eventos uma área de ocupação de 1.198 quilómetros quadrados e um impacto na economia local a rondar os 20 milhões de euros.

Na cerimónia de apresentação, em Cascais, Nuno Laurentino, em representação do Secretário de Estado da Juventude e Desporto, sublinhou o sucesso do evento que há três anos orgulha Portugal. “É extraordinário perceber que, em tão pouco tempo, conseguimos chegar a este patamar de organização. Cinco mil participantes vão ficar deslumbrados com os sítios por onde vão passar, mas mais relevante ainda é pensar que milhões de pessoas seguirão este evento que tanto orgulho dá ao país.”

Para o director-geral IRONMAN Europa, Médio Oriente e África, Stefan Petschnig, “o espírito de comunidade, a beleza das paisagens ao longo dos diferentes percursos e o ambiente de alta competição que são proporcionados em Portugal fazem com que todos tenham vontade de regressar, pelo que fez sentido para nós que o passo seguinte fosse adicionar um evento IRONMAN neste lugar fantástico”.

Jorge Pereira, director do IRONMAN Portugal salientou que “para mim, é um sonho tornado realidade. Em 2017 pusemos Cascais no mapa internacional de triatlo. Agora, estamos a ampliar este legado com um evento de distância completa. Estamos ansiosos por criar momentos memoráveis para os nossos atletas e um enorme impacto económico e desportivo em Portugal”.

Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal que será sede deste duplo evento aproveitou para salientar que “em que outro lugar do mundo pode uma prova acontecer, em terra ou no mar, num cenário tão idílico como o nosso? O IRONMAN é uma prova que diz muito a Cascais. Porque os seus atletas partilham com os habitantes desta terra a capacidade de superação, a resiliência e o desejo de ultrapassar os desafios por maiores que eles sejam.”

Com Rolling Start na Praia dos Pescadores, os atletas terão de cumprir uma única volta de 3,8 quilómetros de natação entre a protegida Baía de Cascais e a margem do Estoril, em águas que rondam os 18 e os 21 graus, terminando à frente da Fortaleza no Clube Naval.

Para chegar à zona de transição localizada no Hipódromo de Cascais será preciso percorrer 630 metros num corredor vermelho alcatifado. Daí, terão pela frente 180 quilómetros de ciclismo que se estendem pela estrada da praia do Guincho e, em estreia num evento desportivo em Portugal, incluem 39 quilómetros na auto-estrada Ascendi A16, para completar o primeiro ciclo à volta ao deslumbrante cenário florestal do Parque Natural de Sintra-Cascais, antes de entrar no Circuito de Fórmula 1 e Moto GP, no Autódromo do Estoril, onde Ayrton Senna ganhou o seu primeiro GP. O percurso de ciclismo chega à Marginal pelo Estoril, para duas pequenas voltas em estrada plana, lado a lado com o oceano, entre Lisboa e Cascais.

O último sector do triatlo, a corrida (42,2 km), será um dos mais bonitos de sempre com a passagem inaugural pela estrada do Guincho, seguindo a costa, bafejados pela brisa do mar, até ao Cabo Raso e de volta ao coração de Cascais, até à meta instalada no coração da vila, junto à Câmara Municipal.

O total de recursos humanos ultrapassa os dois mil elementos, entre a equipa do evento, polícia, segurança, equipa médica, voluntários e escuteiros, para fazer face à participação dos 5.000 atletas e à presença de 15 mil acompanhantes.

Oitenta e cinco por cento dos participantes são estrangeiros, o que daria para lotar 57 AIRBUS 330. Entre atletas, quer da distância completa quer da meia distância, e acompanhantes, estando previstas 88 mil pernoitas.

Sem dúvida mais um duplo evento de grande envergadura para Portugal.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.