Sexta-feira 26 de Abril de 2024

Europeu de crosse no Parque da Bela Vista

belavista_26setembro_en.cdrOs Campeonatos da Europa de crosse, que se realizarão em Lisboa, no Parque da Bela Vista, entraram na contagem decrescente, considerando que estão marcados para o próximo domingo, dia 8 de Dezembro corrente.

De acordo com as informações recolhidas junto da Associação Europeia de Atletismo, estão inscritos 40 países – no qual se inclui a Rússia, ainda que como atletas neutros autorizados – num total de 602 atletas, número que poderá ser modificado até à chegada das equipas.

Das seis provas marcadas – três masculinas e três femininas – o programa começará pelos sub20 (juniores), seguindo-se os sub23 e terminando com os seniores, em ambos os sexos.

Das listas que foram indicadas, constam todos os vencedores da prova do ano passado, especialmente os campeões europeus absolutos, o norueguês Filip Ingebrigtsen (ainda em dúvida, apesar de inscrito) e a turca Yasemin Can (à procura do seu quarto título individual), os campeões sub23, o francês Jimmy Gressier (que está apostado em conseguir o seu terceiro título consecutivo, individual e coletivo, em sub23) e a dinamarquesa Anna Emilie Moller, bem como os campeões sub20, Jakob Ingebrigtsen (também em dúvida, tal como o irmão, mas inscrito) e a italiana Nadia Battocletti.

Em termos nacionais, Portugal contará com Dulce Félix, atleta que já conquistou quatro medalhas nos Europeus, duas de prata e duas de bronze, num total de oito presenças, sendo acompanhada por Salomé Rocha, que já conta com nove presenças nesta competição.

Ainda neste campo, do maior número de presenças, registe-se a participação provável de Fionnuala McCormack, duas vezes campeã europeia, na sua 16ª presença que, a concretizar-se, fará dela a atleta com maior número de presenças nos mundiais, ultrapassando a portuguesa Inês Monteiro (ausente), que conta com 15 presenças nos Europeus.

Em termos masculinos, Portugal contará com o campeão nacional de corta-mato, Rui Teixeira, que tem menos internacionalizações na prova que André Pereira (5 vezes) e Miguel Marques (6 vezes), também presentes.

Nos escalões mais jovens Portugal joga muito do seu prestígio e futuro, especialmente nos sub20, com as presenças de Mariana Machado, Etson Barros e Nuno Pereira, todos eles medalhados nos campeonatos da Europa de pista do seu escalão que decorreram no verão passado.

Estes Campeonatos têm entradas livres para o público, num panorama magnífico e com zonas de observação que possibilitam a visão de todo o decorrer da prova.

Quatro medalhados em Jogos Olímpicos, Campeonatos Mundiais e Campeonatos Europeus, como Rosa Mota, Fernanda Ribeiro, Albertina Dias e António Pinto, já estão a caminho para receber toda a gente, grupo que pode ser aumentado se Paulo Guerra (tetra campeão europeu) e Albertina Machado também puderem estar presentes.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.