Sexta-feira 26 de Abril de 2024

Joana Pratas com Marcelo Rebelo de Sousa

PRepública-JoanaPratas-10-12-2019Joana Pratas foi a mais recente convidada do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na iniciativa “Desportistas no Palácio de Belém”.

A Olímpica portuguesa recordou o seu percurso desportivo na vela, as três participações em Jogos Olímpicos – Atlanta 1996, Sydney 2000 e Atenas 2004 – e ainda a presença na última edição dos Jogos Olímpicos, através da viagem no Navio-Escola Sagres.

A propósito dessa iniciativa de 2016, Marcelo Rebelo de Sousa recordou o encontro que teve com Joana Pratas no Rio de Janeiro quando a atleta lhe “entregou a bandeira nacional e foi a representante de todos os atletas Olímpicos portugueses, num momento único”.

Joana Pratas, a primeira e mais jovem velejadora olímpica portuguesa, teve a honra de ser apresentada pelo Presidente da República, que usou da palavra durante a conversa que a velejadora manteve com alunos do ensino básico e secundário.

Neste encontro, onde estiveram presentes alunos da Profitecla Escola Profissional em Coimbra e da Escola Básica Flávio Gonçalves da Póvoa de Varzim, Joana Pratas, que começou a velejar aos 9 anos e que representou Portugal em três Jogos Olímpicos, falou sobre a sua carreira e percurso na vela e dos momentos mais marcantes, passando a mensagem de que “Os sonhos podem tornar-se realidade mas temos que lutar por eles”, durante o diálogo que manteve com os alunos após uma apresentação inicial que intitulou “O Sonho Olímpico”.

O Programa “Desportistas no Palácio de Belém”, que teve início no passado dia 8, decorre até 12 de Dezembro corrente e tem como objectivo aprofundar o interesse dos jovens pelas diferentes modalidades desportivas, através de encontros e momentos de diálogo entre alunos e desportistas, cujo trabalho muito tem contribuído para a valorização social da prática desportiva e prestigiado o nosso país.

Para fechar esta primeira iniciativa neste âmbito, o motociclista Miguel Oliveira será recebido nesta quinta-feira, pelas 14h30 horas

Os encontros tiveram a presença de 14 atletas de 12 modalidades: Ângelo Girão (Hóquei em Patins), Elisabete Jacinto (Automobilismo), Frederico Morais “Kikas” (Surf), Joana Pratas (Vela), João Rodrigues (Windsurf), João Sousa (Ténis), Jorge Fonseca (Judo), Luís Figo (Futebol), Miguel Oliveira (Motociclismo), Nelson Évora (Atletismo – triplo salto), Patrícia Mamona (Atletismo – triplo salto), Rosa Mota (Atletismo – maratona), Telma Monteiro (Judo) e Ticha Penicheiro (Basquetebol).

Com esta iniciativa, o Presidente da República sublinha a importância das políticas de promoção do desporto e da actividade física, enquanto contributo para o desenvolvimento equilibrado das pessoas e das sociedades contemporâneas.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.