Quinta-feira 28 de Março de 2024

Quatro equipas portuguesas nos dezasseis-avos da Liga Europa

Liga Europa_lpgpDepois do Sporting e Sporting de Braga terem sido os primeiros apurados para os dezasseis-avos da Liga Europa, o Benfica foi o “cliente” seguinte (por força do 3º lugar no grupo da Liga dos Campeões) e o F. C. do Porto, esta quinta-feira, fechou a “quota” lusa, no que foi uma brilhante conquista que há muito tempo não se via.

No Dragão, o F. C. do Porto começou a “construir” muito cedo (14’, por Luiz Diaz) o triunfo final, porquanto chegou ao 2-0 um minuto depois (com um auto golo de Malacia), numa partida que começou a parecer de “malucos”, porquanto foram marcados cinco golos em trinta e três minutos.

Em três minutos (19 e 22’) os holandeses empataram (Botteghin e Larsson), encerrando o Porto as “contas” aos 33’, com um golo marcado por Soares.

Depois foram 57’ de jogo e anti-jogo por parte dos comandados de Sérgio Conceição, que dominaram a partida, que levou à mostragem de dois cartões amarelos por causa disso mesmo. No entanto, o triunfo portista foi justo.

No outro encontro do grupo, o Rangers recebeu e empatou (1-1) com o Young Boys, levando o Porto ao primeiro lugar do grupo e, com isso, ser “cabeça-de-série” para o sorteio que acontecerá na segunda-feira próxima (dia 16) pelo meio-dia, em Nyon.

Nesta última ronda, o Sporting – que comandava o grupo com dois pontos de vantagem sobre o Lask Linz – acabou por ser o único a sucumbir e, com isso, perder a liderança e deixar de ser “cabeça-de-série” para o referido sorteio, o que pode trazer alguns inconvenientes, como poder apanhar uma “truta” das pesadas.

O Linz venceu (3’0), com golos de Trauner (23’), João Mello (38’, de grande penalidade que ditou a expulsão de Renan) e de Raguz (90+3’), somando 13 pontos, mais um do que os leões.

O também já apurado Sporting de Braga confirmou os seus pergaminhos e foi vencer o Sloban de Bratislava (4-2), com golos de Rui Fonte (44’), Trincão (72’), Bozhikev (75’ e na própria baliza) e Paulinho (90+3’), no que foi ouro sobre azul.

Numa ronda totalmente vitoriosa para os clubes nacionais, realce-se o primeiro triunfo do Vitória de Guimarães (3-2) mas em casa do Eintracht de Frankfurt, que conseguiu ficar apurado porque o Standard de Liège não conseguiu vencer ( o Arsenal, em casa) com quem empatou a dois golos.

Diogo Rocha (8’), Elmusratt (85’ e na própria baliza) e Edwards (87’) marcaram para o Vitória, enquanto Danny Costa (31’) e Kamada (38’) obtiveram os golos dos alemães.

Com estes resultados e com as equipas russas todas eliminadas, Portugal confirmou a sexta posição no ranking da UEFA e, com isso, ter três equipas na Liga dos Campeões (fase de grupos e mais uma na qualificação) na época de 2021/2022, acrescentando-se mais três para as qualificações na Liga Europa.

Situação que poderá melhorar significativamente o ranking de Portugal, que só dependerá da evolução desta fase final da Liga Europa.

Considerando a sanção aplicada, esta segunda-feira, pela Agência Mundial Antidopagem de proibir os desportistas russos a estarem presentes nos Olímpicos de Tóquio (2020) e dos Jogos Olímpicos de Inverno (2022), parece que os russos se estão a “afundar” cada vez mais no panorama desportivo mundial.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.