Sábado 26 de Setembro de 2020

Telma Monteiro com Bronze no Masters de Qingdao (China)

Di Feliciantonio Emanuele / IJF

Di Feliciantonio Emanuele / IJF

No primeiro dia do Qingdao Masters’2019, a judoca Telma Monteiro  (-57 kg) conquistou a medalha de bronze, somando pontos para manter-se no grupo das apuradas para os Jogos Olímpicos de Tóquiuo’2020, ao derrotar Chen-Ling Lien (China Taipé) na disputa para o terceiro lugar.

Telma estreou-se com uma vitória por ‘wazari’ contra a romena Loredana Ohai. Na ronda seguinte, eliminou a alemã Theresa Stoll (nº9 do ranking mundial), por ‘ippon’, aos 14 segundos do período de ‘ponto de ouro’.

Nos quartos-de-final, a medalhada olímpica portuguesa encontrou a nº 2 mundial, Tsukasa Yoshida, do Japão. Telma conseguiu pontuar um ‘wazari’ aos 40 segundos, mas a vice-campeã do mundo alcançou o ‘ippon’ perto dos 3 minutos.

A judoca lusa regressou às vitórias na repescagem, marcando um ‘wazari’ antes do ‘ippon’ final, perante a sul-coreana Jisu Kim.

O seu último e derradeiro combate, contra Chen-Ling Lien (7ª da hierarquia internacional) revelou-se bastante equilibrado, sendo decidido em ‘ponte de ouro’ por acumulação de ‘shidos’ da sua adversária.

Na competição estão presentes 446 atletas (228 masculinos e 218 femininos) em representação de 67 Países.

Também esta quinta-feira, Catarina Costa (-48 kg) começou a prova na segunda ronda, mas cedeu perante a mongol Narantsetseg Ganbaatar.

Maria Siderot (-48 kg) não conseguiu superar a sua primeira adversária, Otgontsetseg Galbadrakh, do Cazaquistão, sofrendo um ‘ippon’ da 11ª classificada do ranking mundial.

Recorda-se que a prova é disputada entre os melhores judocas mundiais de cada categoria, a convite da Federação Internacional de Judo (IJF), sendo que, este ano, Portugal bateu o recorde de participação, contando com 9 judocas (2 masculinos e 7 femininas.

Esta sexta-feira, segundo dia da prova, Bárbara Timo (-70 kg) e Anri Egutidze (-81 kg) são os representantes lusos em acção.

 

© 2020 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.