Segunda-feira 19 de Abril de 4393

Benfica goleou um Famalicão a perder “gás” na Liga NOS

JCMyro / JDM

JCMyro / JDM

Com um expressivo 4-0, o Benfica goleou o Famalicão, a equipa sensação das primeiras dez jornadas da Liga NOS 2019/2020, onde Grimaldo, Cervi, Pizzi e Chiquinho quase deram “baile” ao dançar muito bem a caminho da baliza contrária e a marcar golos.

Apesar de ter sido mais ameaçador e o primeiro a criar perigo junto da baliza de Odysseas, a equipa famalicense falhou no capítulo da finalização e acabou por sofrer quatro golos, apesar do inaugural só ter chegado (39’) após uma jogada de régua e esquadro, quando Tomás Tavares passou a Chiquinho e este, num ápice, colocou a bola nos pés de Vinícius para a empurrar para a baliza.

Com uma partida “taco-a-taco”, as jogadas de ataque foram-se dividindo pelos dois meios campos, com Fábio Martins (17’) a “estoirar” a bola de fora da área mas que foi à figura de Odysseas.

Com o Famalicão a “fechar” bem na defesa e o Benfica com alguma dificuldade em manobrar para chegar ao golo, foi ainda Pedro Gonçalves (27’) que colocou o perigo na área benfiquista, ao obrigar Odysseas a voar para desviar um seu remate, que foi para canto.

O Benfica respondeu com Pizzi numa jogada (30’) de insistência e a entrar na pequena área mas a rematar à figura de Defendi, que esteve quase sempre atento, numa altura em que se contabilizavam seis remates para os encarnados e quatro para os benfiquistas.

Tomás Tavares (36’) endossou a bola a Pizzi – sempre na brecha – que rematou forte e obrigou Defendi a uma nova grande defesa, evitando o golo, que se perspectivava.

Depois de Pizzi ter rematado (37’) à rede lateral exterior da baliza de Defendi, com o Benfica a pressionar, Tomás Tavares voltou a arrancar um excelente “sprint” e endossou a bola a Chiquinho que, de primeira, passou a Vinícius que rematou na passada para marcar o golo inaugural (39’).

Aberto o marcador, o Benfica aliviou o “stress” de não marcar, mas até ao intervalo nada de relevante se passou.

No segundo tempo, o Benfica entrou disposto a resolver o jogo o mais depressa possível e, se assim o pensou, melhor o fez.

Com um “engodo” pela baliza adversária, Pizzi estava “irritado” e (48’) resolveu fazer uma bela operação, quando recebeu a bola, rematando de pronto para a baliza de Defendi e fez o 2-0, resultado que era merecido.

A partir daí, a formação do Famalicão “abanou”, começou a perder “gás” e o Benfica aproveitou para começar a dar o golpe final.

Tomás Tavares (61’), sempre na brecha, chegou isolado à área e rematou com o pé esquerdo de forma a obrigar Defendi a desviar para campo, de que nada resultou mas que foi a “chave” para o 3-0 que surgiu dois minutos depois.

Num ataque pela esquerda, a bola foi a Chiquinho que a endossou a Pizzi, isolado no lado contrário, que reverteu para o meio da grande área, passou a bola do pé direito para o esquerdo e rematou de pronto, sem hipótese de defesa de Defendi.

Fábio Martins (83’) ainda obrigou Odysseas a uma defesa com alguma dificuldade mas Pizzi voltou à carga (84’), cruzando para a área famalicense, num lance em que a bola já tinha saído do terreno de jogo.

Com o jogo mais calmo, porque nos minutos finais, o Benfica não estava satisfeito e Caio (89’) chegou aos 4-0 a passe de Pizzi, que foi o herói do jogo.

Mais três pontos ganhos e liderança a manter-se, dependendo a vantagem pontual da partida F.C. do Porto-Tondela, que se efectua na segunda-feira, tudo isto perante 51.721 espectadores, uma das maiores desta época.

Sob a liderança de Rui Costa, assistido por Tiago Costa e João Bessa Silva, as equipas alinharam:

Benfica – Odysseas; Tomás Tavares, Rúben, Ferro e Grimaldo; Pizzi, Taarabt, Gabriel e Cervi (Jota, 79’); Chiquinho (Caio, 85’) e Vinícius (Seferovic, 69’).

Famalicão – Defendi; Riccieli, Roderick, Perez e Centelles; Pedro Gonçalves, Assunção (Guga, 65’) e Racic; Lameiras (Schiappacasse, 76’), Martinez (Anderson, 65’) e Fábio Martins.

Amarelos: Fábio Martins (2’) e Riccieli (45’)

Nos outros jogos realizados este sábado, o Marítimo venceu (1-0) o Boavista, com um golo de Idris na própria baliza, enquanto o Vitória de Setúbal derrotou (1-0) o Aves, tendo Berto (59’) sido o marcador.

Neste domingo, o Moreirense recebe o Belenenses SAD (15h00); o Gil Vicente joga em casa com o Guimarães (17h30) e o Braga-Paços Ferreira (20h).

Na segunda-feira, o Santa Clara-Sporting joga-se às 19 horas e F. C. Porto-Tondela às 20h15.

 

© 4394 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.