Sexta-feira 26 de Abril de 2024

Jéssica Augusto e Adel Mechaal venceram São Silvestre de Lisboa

jessica augustoA sportinguista Jéssica Augusto e o espanhol Adel Mechaal triunfaram na São Silvestre de Lisboa, que este sábado teve lugar em Lisboa, completando os 10 km do percurso de mão dada, ainda que com uma diferença de quatro minutos, considerando que as mulheres saíram na frente.

O espanhol cumpriu com 29.09, seguido de Samuel Barata (Benfica), com 29.10 e de Paulo Paula (Run Tejo), com 29.19. Seguiu-se Hermano Ferreira (Casaense) com 30.26.

Paulo Paula adiantou-se nos primeiros metros e passou, a meio do percurso, ligeiramente na frente, cujas posições finais se foram definido à medida que a meta ficava mais perto.

No lado feminino, Jéssica liderou sempre (aos 5 km tinha seis segundos de avanço sobre Dulce Félix) e chegou ao fim com uma vantagem de 42 segundos a benfiquista (33.51), enquanto Suasana Godinho (Estreito da Madeira) completou o pódio com 34.30. Seguiram-se Paula Gonzalez (Espanha) e Mónica Silva (júnior) com 35.11 e 36.06, respectivamente.

Completaram a corrida 10.096 participantes.

Este domingo, a “chuva” será de muitos portugueses na São Silvestre do Porto (18 horas) – procurando os melhores lugares e os prémios monetários definidos – salientando-se Rui Pedro Silva, Tiago Costa, José Moreira, Hélder Santos e Fernando Serrão, a quem se junta o espanhol Alejandro Rivera.

No lado feminino, Daniela Cunha e Mónica Silva (Salvador do Campo), Diana Almeida (Sporting de Braga) e Justyna Wojcik (São João da Serra) são algumas das inscritas, não surgindo nenhuma portuguesa do top luso.

Em Lisboa, este domingo ainda, lugar à São Silvestre dos Olivais (19 horas), no que é a prova de fim-de-ano mais antiga da capital do país (31ª edição), promovida pela Junta de Freguesia dos Olivais.

Na terça-feira, último dia do ano, a Amadora surgirá com a 45ª edição, para onde “marcham” Rui Pinto (vencedor por quatro vezes e que baterá o recorde de triunfos de Carlos Lopes, se vencer), Licínio Pimentel (Sporting), André Pereira (Benfica), Miguel Marques e Eduardo M’Bengani (Sporting), na prova que se inicia pelas 18 horas.

Na prova feminina (17h45) estão previstas Ana Mafalda Ferreira (Sporting) e Carla Martinho (Águeda).

Dando prioridade às mulheres, ao partirem quinze minutos mais cedo, a prova feminina terá um maior impacto junto dos cem mil espectadores que estarão colocados ao longo do percurso, na estrada ou às janelas dos prédios da cidade da Amadora.

Entretanto, Mariana Machado (Sporting de Braga e medalha de bronze no europeu de juniores de corta-mato, prova realizada em Lisboa no princípio do mês), venceu a 42ª São Silvestre de Braga, à frente de Marisa Barros (Salgueiros) e de Vanessa Carvalho (Sporting de Braga).

Realce-se que Mariana Machado foi eleita a melhor atleta europeia no mês de Novembro passado.

No masculino, triunfo de Tiago Costa (Sporting de Braga), seguido de Davide Silva (Sporting de Braga) e Hélder Santos (Sporting).

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.