Quinta-feira 25 de Abril de 2024

Navio Sagres na rota de Fernão Magalhães a caminho dos Jogos Olímpicos

50 anos do Navio-Escola Sagres#

JCMyro / JDM

O Navio da República Portuguesa (NRP) Sagres parte, este domingo (dia 5) para uma jornada de mais de um ano à volta do mundo, que assinala os 500 anos da viagem de circum-navegação empreendida por Fernão Magalhães em 1519 e, no seu trajecto, aportará no Japão, onde será a Casa de Portugal na fase inicial dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020.

A viagem do NRP Sagres foi apresentada na Gare Marítima de Alcântara, numa cerimónia onde estiveram presentes o Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, o Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, o Chefe de Estado Maior da Armada, Mendes Calado, e o Presidente da Estrutura da Missão, José Marques, entre outras autoridades políticas e militares.

O Comité Olímpico de Portugal fez-se representar pelo Presidente, José Manuel Constantino, e pelo Secretário-Geral, José Manuel Araújo, tendo igualmente marcado presença o Chefe da Missão aos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, Marco Alves.

José Manuel Constantino fez a entrega de lembranças ao Comandante do NRP Sagres, Maurício Camilo, que explicou que para além de assinalar os 500 anos da viagem de circum-navegação e de se constituir como Casa de Portugal na fase inicial dos Jogos Olímpicos, o navio português estará também nos 500 anos da descoberta do Estreito de Magalhães.

COP-Sagres-JOTóquio-02-01-2020É esta circunstância que limita a presença do NRP Sagres em Tóquio ao período 18-27 de Julho, pois três meses depois, entre 18 e 23 de Outubro, vai marcar presença em Punta Arenas, no Chile, para o aniversário da descoberta do navegador português.

A viagem do NRP Sagres termina a 10 de Janeiro de 2021, 371 dias depois da partida de Lisboa e da presença em 23 portos de 20 países.

Ao longo das 41 000 milhas de navegação, o NRP Sagres será igualmente palco do desenvolvimento de quatro projectos científicos: Sail; GDP; Rota dos Microplásticos; e Circumtrack.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.