Sexta-feira 26 de Abril de 2024

Benfica sofreu, safou-se do empate e embalou na liderança da Liga NOS

DR / Liga Portugal

DR / Liga Portugal

Um golo de Cervi (23’) deu a diferença mínima para que o Benfica reforçasse a liderança na Liga depois de vencer o Vitória de Guimarães, na cidade do fundador da Nação.

Numa jogada iniciada por Chiquinho, que passou por Pizzi e que centrou para Cervi dar o rumo certo à bola que se anichou na baliza de Douglas sem que este conseguisse impedir.

Depois deste golo, mais ou menos “madrugador”, os vimaranenses reforçaram o “ataque” à baliza de Odysseas, que acabou por ser o homem do jogo ao negar, várias vezes, o golo dos homens da casa.

Em três ocasiões (31’, 39 e 45’) o guardião benfiquista impôs-se aos remates de Lucas Evangelista e depois de Edwards, o que se voltou a verificar aos 53’ e, em especial, aos 68’ quando o empate esteve à vista.

No início do tempo complementar (90+1’), o Benfica teve oportunidade para aumentar a vantagem quando Gabriel rematou, frontalmente, para a baliza e levando a bola ao ferro, com Douglas a safar para canto no imediato.

No minuto anterior (90’) Rochinha foi “carimbado” com o segundo amarelo e foi expulso e aos 90+7’ terminou a partida, com o triunfo difícil do Benfica, somando mais três pontos e ultrapassando a barreira dos 40 (42) pontos.

A partida entre o Belenenses SAD e o Sporting de Braga ficou assinalada pela goleada (7-1) imposta pelos bracarenses, no que é o recorde deste campeonato em termos de resultado maios desnivelado, quiçá fazendo fé de que para os homens do Estádio Nacional a paragem motivou falta de motivação e concentração, aliada à falta de competição.

Com quatro golos no primeiro tempo, a formação do sporting vermelho, fez-se valer pela “fome” que já denotava o que, como se sabe, deu em mais uma “chicotada”, ou seja, mudança de treinador ainda antes do meio da competição.

Ricardo Horta (8 e 22’), Trincão (19’), Rui Fonte (84’ e 90+1’), Paulinho (48’) e João Palhinha (45’) foram os autores dos golos bracarenses, tendo Varela (32’) marcado para o Belenenses SAD.

Com este resultado, o Belenenses SAD desdeu do 14º para o 15º lugar da classificação, ficando mais perto da linha do fundo, numa altura em que cada ponto perdido é sinal de descida.

Belenenses que foi ultrapassado pelo Santa Clara (clube que poderá subir ainda mais em face dos resultados dos jogos deste domingo). Considerando que os açorianos foram a Aves derrotar (1-0) a equipa local e que, cada vez mais, é o lanterna vermelha, apenas com seis pontos.

Fábio Cardoso foi o autor do golo, quando decorria o minuto 64’ e no seguimento de um livre.

Mais sorte (por azar do Boavista) teve o Portimonense, que foi empatar (1-1) ao campo dos axadrezados, com os algarvios a carimbarem a surpresa aos 90+4’, quando Dener, no seguimento de pontapé um canto, saltou por cima de toda a gente e marcou para um ponto precioso.

O golo do Boavista foi conseguido (67’) pelo sérvio Stojiljkovic, também no seguimento de um pontapé de canto e que marcou sem oposição.

Para este domingo, a principal partida é a que terá lugar (17h30) no Estádio José Alvalade, com os leões a receberem o F. C. do Porto, numa partida que os portistas já não vencem há dez anos. Para manter? Mais logo se verá!

No campo real, nenhum quer perder, com o Sporting a salientar-se porque ponto perdido é aumentar a diferença que o separa do líder Benfica (neste momento a 16 pontos, depois dos encarnados terem vencido em Guimarães).

Este domingo jogam-se as partidas para completar esta ronda (15ª) com o Paços de Ferreira-Moreirense, o Tondela-Gil Vicente e o Rio Ave-Marítimo (todos às 15 horas) e terminará com o Famalicão-Setúbal (20h).

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.