Sábado 18 de Abril de 0899

Nacional de Estrada este sábado no Jamor

DR / Arq

DR / Arq

Rui Pinto (Benfica) e Catarina Ribeiro (Sporting), campeões nacionais de estrada em 2019, são os dois principais nomes entre os inscritos para participarem no Campeonato Nacional de Estrada que a Federação Portuguesa de Atletismo organiza neste sábado (11 de Janeiro).

A competição, que terá a sua primeira partida às 14.30, na Avenida Pierre de Coubertin, frente à Praça da Maratona, do Estádio de Honra do Complexo Desportivo do Jamor, terá mais de 1600 concorrentes, incluindo ainda os participantes na prova Corrida com os Campeões, uma competição aberta, de 10 km.

Estão inscritas as equipas que ocuparam os pódios principais no ano passado: Sporting, campeão nacional, Recreio de Águeda e Sporting de Braga, em femininos; Sporting, campeão nacional, Sporting de Braga e Maia AC, em masculinos.

Atendendo aos constrangimentos causados com a recuperação do piso sintético do Estádio Nacional, a prova tem alterações no seu percurso, tendo sido medido e certificado, com a distância de 10 km.

A partida será efectuada na Avenida Pierre de Coubertin, descendo na direcção da Marginal, seguindo para Paço de Arcos, regressando depois pela mesma marginal até à Cruz Quebrada, onde mudará de novo o sentido (perto do Aquário Vasco da Gama), para chegar ao Complexo Desportivo do Jamor, terminando a prova no local onde começou.

A circulação automóvel na Avenida Pierre de Coubertin será interdita a partir das 12 horas, enquanto a Avenida Marginal será interdita a partir das 14 horas (terminando a interdição às 17 horas).

As partidas serão feitas por blocos de partida, diferenciando-se ainda várias zonas de partida, às quais terão acesso as equipas e atletas abrangidos pelos critérios técnicos adoptados pelo Director Técnico da Prova, a saber:

1ª partida – 14.30 – Prova Feminina Campeonato nacional

Zona A – Elite (cerca de 60 participantes)

Zona B – Restantes inscritos (cerca de 260 participantes)

2ª Partida – 14.35 – Desporto Adaptado (masculino e feminino)

Zona C- cerca de 20 participantes

3ª Partida – 14.45 – Prova Masculina Campeonato Nacional e Corrida com os Campeões

Zona D – Elite (cerca de 100 participantes)

Zona E – atletas com tempo abaixo de 40 minutos ao 10 km (cerca de 300 participantes)

Zona F – Restantes inscritos (cerca de 600 participantes)

Zona G – Corrida com os Campeões.

Para a integração nas partidas elite (masculinos e femininos), foram integrados os atletas/equipas colocados nos seguintes lugares de Rankings e classificações:

- Top 20 do ranking de 2019 nas disciplinas de 3000, 5000, 10000, 3000 m obstáculos, 10km, Meia Maratona e Maratona.

- Classificados nos 20 primeiros do Campeonato Nacional de Corta-mato e de estrada de 2019

- Equipas classificadas nos 10 primeiros do Nacional de Estrada de 2019 (terão direito a 4 acessos a esta zona através da colocação das vinhetas – a atribuir pelo DT de cada equipa aos elementos da equipa não integrados nos critérios individuais acima mencionados e com dorsal com cor identificativo de acesso a cada zona Elite).

Um bom espectáculo em perspectiva, porquanto se admite a presença das e dos melhores atletas portugueses de meio fundo e fundo.

Para este fim-de-semana estão ainda marcados os Campeonatos Nacionais de Provas Combinadas, sub18 e sub20, em Pista Coberta (em Pombal) e as Jornadas Técnicas de Meio Fundo (em Lisboa.

 

© 0899 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.