Quarta-feira 26 de Fevereiro de 2020

Rosa Mota vai ser coroada na Corrida dos Reis na Ilha do Pico

Corrida do Pico_António Macie_Rosa Mota_António GomesA campeã olímpica Rosa Mota e Embaixadora da Corrida dos Reis, na Ilha do Pico há mais de uma década, continuando a dedicar-se à promoção e desenvolvimento da modalidade seja onde for, vai ser entronizada no 30º aniversário deste evento, um dos maiores ícones do desporto açoriano de todos os tempos.

A distinção será feira no Santuário do Bom Jesus da Ilha do Pico, ante a presença de mais de um milhar de cidadãos, entre os quais se contam cerca de duas centenas de Portugal Continental e de outras Ilhas açorianas.

A notícia foi veiculada por António Maciel, responsável pela organização da prova, que referiu ainda que a cerimónia decorrerá na Igreja de São Mateus no decorrer da Missa solene do Espirito Santo, a partir das 9 horas da manhã deste domingo.

A partir das 10h30 desenrolar-se-ão as provas previstas no programa e destinadas aos a todos os escalões etários (desde os cinco anos até aos veteranos).

Nos escalões principais, relevo para a presença de Hélder Santos (Sporting), Rui Borges e Jorge Moreira (ambos do Sporting de Braga), este que venceu em 2019.

Dionísio Castro (1999), Luís Jesus (2004) e Licínio Pimentel (2007 e 2008) também venceram no Pico.

No sector feminino, referência para Carla Martinho (Desportivo de Águeda), vencedora o ano passado (para além de em 2009 e 2010), Susana Godinho (Estreito da Madeira) que também ganhou mas em 2015.

Registe-se que Rosa Mota (1996), Aurora Cunha (1997), Fernanda Ribeiro (1998), Conceição Ferreira (2000) e Ercília Machado (2013 e 2014) também chegaram ao mais alto lugar do pódio nesta competição.

O carisma que este evento já alcançou, faz com que o elevado número de participantes do exterior se desloquem anualmente à Ilha Montanha, para participar nesta grande manifestação desportiva, com características muito próprias, que agrega toda a comunidade, promovendo o desporto, movimentando o turismo e a economia da Região.

Nas comemorações desta 30ª edição, a Corrida dos Reis vai receber a Bandeira da Ética Desportiva, atribuída pelo Instituto Português do Desporto e Juventude/ Plano Nacional de Ética no Desporto.

 

© 2020 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.