Terça-feira 23 de Abril de 2024

Portugal no melhor de sempre no Europeu de Andebol com bilhete para o Torneio Pré-Olímpico

© Nebojsa Tejic / kolektiff

© Nebojsa Tejic / kolektiff

Ao vencer a Hungria (34-26), a selecção nacional concretiza o melhor resultado de sempre em fases finais do Europeu de Andebol, sinal de uma evolução paulatina que levou dez anos a alcançar mas que foi feita em pé de igualdade com as grandes equipas mundiais, que tem dominado em toda a linha as anteriores edições.

Ao derrotar os húngaros, esta quarta-feira, a formação lusa obteve o terceiro lugar, com quatro pontos – os mesmos que o adversário deste dia – tendo vantagem no “goal-average” final, que registou um total de 146-142 contra os 126-140 dos magiares.

Mais importante do que isso, Portugal ficou com um pé nos Jogos Olímpicos de Tóquio’2020, porquanto garantiu um lugar no grupo dos que integram o torneio pré-olímpico o que, a concretizar-se, será ouro sobre azul para a modalidade.

Com este triunfo, Portugal vai discutir uma vaga em Tóquio (em cinco lugares), para o que terá de vencer a equipa da Alemanha (que derrotou, no último jogo, a República Checa por 26-22), que se confirmou no terceiro lugar do grupo 1. Quem vencer ficará no 5º lugar e com maiores hipóteses de chegar a Tóquio’2020.

Nos outros encontros da ronda desta quarta-feira, a Noruega derrotou (33-30) a Eslovénia, enquanto Espanha e Croácia empataram (22-22) o mesmo sucedendo no Bielorrússia-Áustria, a 33 golos, no que foram os únicos empates em toda esta ronda.

Nas meias-finais, a Espanha defronta a Eslovénia (dia 24) e a Noruega jogará com a Croácia (dia 26).

Recorde-se que a Espanha é a campeã em título e que a Alemanha venceu em 2016.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.