Sábado 27 de Abril de 2024

Congresso da AIPS em Budapeste

aips logoBudapeste, a cidade capital da Hungria, foi a escolhida pela AIPS (Associação Internacional de Imprensa Desportiva) para sede do 83º Congresso desta instituição, e que acolhe também a segunda cerimónia da entrega dos prémios AIPS de 2020.

A AIPS inaugurará os seus tão esperados eventos em Budapeste, na presença da sua estrutura e na companhia dos protagonistas dos prémios, além dos inúmeros delegados e observadores representando as associações nacionais, numa reunião de três dias que mostrará o debate mais internacional sobre jornalismo desportivo, onde se incluem apresentações e painéis de discussão entre os dias 3 a 6 de Fevereiro próximo.

Depois da reunião do Conselho Executivo da AIPS pela manhã, seguir-se-á (à tarde), o encontro com Gianni Infantino, presidente da FIFA’ no Grand Ballroom do Corinthia Hotel, que mais tarde se tornará o palco da cintilante cerimónia de premiação do AIPS Sports Media Awards (noite).

A gala dos prémios será transmitida na televisão nacional pelo canal Antenna Hungária. Além disso, uma transmissão ao vivo no Facebook estará disponível pela segunda vez, após Lausanne 2019.

Durante o show, serão revelados os lugares no pódio de cada categoria, juntamente com os vencedores das categorias “Young Reporter Under 30” e os jornalistas escolhidos para o AIPS Special Awards: “Reportagem Investigativa” e “Uma Vida no Desporto”.

O 83º Congresso será aberto oficialmente na manhã de 4 de Fevereiro e será precedido pelas reuniões das Seções Continentais. Representantes da World Athletics, IJF, FINA, UEFA, FISU, EHF e o Comitê Internacional de Fair Play apresentarão os últimos desenvolvimentos em relação às suas organizações.

Parte da tarde também será dedicada a uma discussão sobre jornalismo investigativo, onde um painel de especialistas lançará luz sobre as questões mais relevantes que afectam um ramo tão delicado do jornalismo.

No segundo dia do congresso, o governador do estado do rio (Nigéria), Nyesom Ezenwo Wike, falará sobre a Academia Real Madrid de Port Harcourt, após o que serão apresentadas as apresentações do COI, do Canal Olímpico, da IFBB, da FITEQ e da FIDE, ao lado de dois outros painéis: “Desporto para a Juventude” e “Capacitando mulheres no jornalismo esportivo”.

Por último, mas não menos importante, os Jovens Repórteres da AIPS tomarão a palavra para compartilhar com o público algumas ideias sobre os programas recentes de Jovens Repórteres, incluindo experiências inéditas na África, América do Sul e Arábia Saudita.

Portugal estará representado pelo presidente do CNID-Associação dos Jornalistas de Desporto em Portugal, Manuel Queiroz.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.