Sexta-feira 26 de Abril de 2024

Nata do meio-fundo mundial na EDP Meia Maratona de Lisboa

Foto de Grupo A nata do meio-fundo mundial volta a reunir-se em Lisboa com o objectivo de, além de tentarem vencer, habilitar-se ainda a um bónus 100.000,00 euros, disponível para quem bater o recorde do mundo da distância.

A comemorar os 30 anos de vida – sem dúvida um evento de eleição mundial – a edição deste ano apresenta um dos seus melhores lotes de atletas de elite de sempre! São vários os nomes conhecidos dos mais variados pódios das grandes competições internacionais (campeões mundiais e olímpicos) e das maiores meias e maratonas mundiais, mas há um nome que faz parte da história e que fazia todo o sentido competir em Lisboa neste número tão especial: o ex-recordista mundial de meia-maratona, o eritreu Zersenay Tadese.

Tendo conseguido o recorde mundial (58.23) precisamente nesta competição, Tadese é um dos maiores corredores de estrada de sempre, com cinco títulos mundiais de meia maratona e três triunfos na EDP Meia Maratona de Lisboa.

Num total de duas dezenas de atletas com recordes pessoais abaixo de 61 minutos, três deles abaixo de 59 minutos, este conjunto integra ainda o segundo classificado na meia maratona de 2015, o queniano Micah Kogo, o eritreu Yohanes Ghebergergis, segundo na meia de Lisboa de 2018.

IPDJ_Sonia PaixãoA competição sempre integrou alguns jovens promissores e este ano não foge à regra, com as presenças de Rodgers Kwemoi (Quénia) campeão mundial sub20 de 10.000 metros em 2016, e o campeão mundial sub20 de corta-mato, o etíope Milkesa Mengesah Tolosa.

Em femininos, surge o cartaz mais mediático com duas das três medalhadas na maratona dos Campeonatos Mundiais de Doha’2019, a campeã Ruth Chepnegetich (Quénia), também vencedora da maratona do Dubai (2019) e meia maratona de Istambul (2019), quarta classificada em Lisboa em 2017, e Rose Chelimo (Bahrain), vice-campeã mundial de maratona em Doha’2019, vencedora da meia maratona de Lisboa em 2015, campeã mundial de maratona em 2017.

Mas não se fica por aqui, pois conta ainda com a etíope Dera Dida Yami, medalha de prata no Mundial de corta-mato do ano passado, liderando um conjunto de uma dúzia de mulheres com recordes pessoais abaixo de 69 minutos!

Quanto aos portugueses, destaque para Hermano Ferreira e Samuel Barata e, no lado feminino, destacam-se as confirmações de Dulce Félix e Catarina Ribeiro.

Tal como já vem sendo hábito, a PARTIDA para a “elite” (campeões do mundo, campeões olímpicos e alguns dos melhores portugueses) estará instalada em Algés, para que não exista desnível entre a partida e chegada e assim o recorde possa ser homologado pela World Athletics. A elite feminina partirá 15 minutos antes da prova masculina.

A “EDP Meia Maratona de Lisboa” – travessia da Ponte 25 de Abril renovou em 2019 o título de “Gold Road Race”, atribuído pela World Athletics.Carlos Moia

Por outro lado, a renovada “mini”, agora com 10Km cronometrados, designada “Vodafone 10K” decorre no mesmo dia da Meia Maratona, entre a Ponte 25 de Abril e o Mosteiro dos Jerónimos e esgotou esta segunda-feira passada, com 13.300 inscritos.

Confirmam-se assim 35.000 participantes durante o fim-de-semana de 21 e 22 de Março, que contempla para além da “EDP Meia Maratona de Lisboa” e da “Vodafone 10K”, a “Luso 7k”, “Mimosa Passeio da Família” (prova para toda a família) e a “EDP Mini Campeões” (dedicada a crianças dos 6 aos 16 anos). Para além do recorde de participação de corredores estrangeiros (9000), a EDP Meia Maratona de Lisboa procura o recorde do mundo da distância, em femininos, para Lisboa!

A edição deste ano será, mais uma vez, transmitida em directo pela RTP, pela RTP Internacional (para milhões de pessoas em todo o mundo) e pela RTP África para os PALOPS: Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau e St. Tomé e Príncipe, comunidade com mais de 200 milhões de pessoas.

A cobertura deste evento também permite a utilização de imagens para produção de peças jornalísticas, para Rádios e Televisões de toda a Europa, através da EBU (European

Broadcasting Union), organização cujos membros são a maioria das estações da Europa.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.