Domingo 29 de Abril de 1962

Equipa Portugal para Tóquio’2020 aumenta de volume

Confirmada que foi a inclusão do Ciclismo de pista (feminino), a Equipa Portugal, que estará presente nos Jogos Olímpicos Tóquio’2020, passou a contar com mais uma atleta, para o caso Maria Martins na competição de Omnium, da qual fazem parte o scratch, eliminação, tempo e a corrida por pontos.

O Ciclismo de estrada já tinha garantido duas vagas, na sequência do ranking final publicado pela União Ciclista Internacional, lugares que foram conquistados para o País mas que só posteriormente terão definidos os nomes dos dois atletas que os ocuparão, e permitirão a participação na prova em linha e na prova de contra-relógio.

São até agora dez as modalidades representadas na Equipa Portugal que estará no Japão, entre 24 de Julho e 9 de agosto de 2020: Atletismo, Canoagem (sprint e slalom), Ciclismo (estrada e pista), Equestre (ensino e obstáculos), Ginástica (artística), Natação, Surf, Ténis de Mesa, Tiro com Armas de Caça e Vela.

O Atletismo tem seis atletas com marca de qualificação: Carla Salomé Rocha, Sara Catarina Ribeiro (ambas na maratona); João Vieira (50km marcha); Evelise Veiga, Pedro Pablo Pichardo e Patrícia Mamona (no triplo salto).

Fernando Pimenta (K1 1000), Teresa Portela (K1 200), o K4 500 masculino (composto por Emanuel Silva, João Ribeiro, Messias Baptista e David Varela), em Canoagem sprint, e Antoine Launay (K1 1000), em Canoagem slalom, asseguraram quatro vagas, implicando neste caso a presença de sete atletas.

Luciana Diniz ganhou para Portugal o direito a uma vaga na disciplina Equestre de saltos de obstáculos. Quatro cavaleiros – Duarte Nogueira, Rodrigo Torres, João Torrão e Maria Caetano – conseguiram lugar em Tóquio para a equipa de ensino, embora apenas três entrem efectivamente em competição nos Jogos Olímpicos.

Filipa Martins garantiu presença para a Ginástica Artística feminina nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, no concurso all-around.

A Natação Pura tem asseguradas as presenças de Diana Durães (1500m livres), Ana Catarina Monteiro (200m mariposa), Gabriel Lopes (200m estilos), Alexis Santos (200m estilos) e Tamila Holub (1500m livres).

Frederico Morais garantiu vaga nominal na representação do Surf, nos World Surfing Games, no Japão.

O Ténis de Mesa português também a marcar presença nos Jogos Olímpicos, na competição de equipas masculinas, na sequência da passagem bem-sucedida pelo torneio de qualificação disputado em Gondomar.

Fu Yu qualificou-se para o torneio individual feminino, depois da medalha de ouro conquistada nos Jogos Europeus de Minsk 2019.

No Tiro com Armas de Caça, a única vaga conquistada até ao momento foi ganha por João Paulo Azevedo.

Na Vela, os atletas que primeiro conquistaram uma vaga para Portugal em Tóquio 2020 foram os velejadores Jorge Lima e José Costa, da classe 49er.

No total, 33 estão em condições de obter o “passaporte” para Tóquio, pese embora o condicionalismo que se verifica face à espiral mundial que o corona vírus provocou, e que levou o Departamento Médico do Comité Olímpico de Portugal a divulgar, este quarta-feira, um conjunto de restrições quanto a deslocações e ainda em termos de procedimentos a tomar quanto à higiene.

© 1962 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.