Domingo 20 de Abril de 2481

Comité Olímpico Internacional quer Jogos em Tóquio’2020

COP-Jogos2020-Tocha-13-03-2020O Comité Organizador dos Jogos Olímpicos Tóquio’2020 – segundo informação veiculada pelo Comité Olímpico de Portugal – fez saber, esta sexta-feira, que está empenhado em manter a organização da competição na data prevista, entre 24 de Julho e 9 de Agosto, tal como o Comité Olímpico Internacional (COI) já fizera na quinta-feira, dia da cerimónia de acendimento da Chama Olímpica na Olímpia Antiga, Grécia.

De acordo com essa informação, “o Comité Organizador está ciente da posição assumida pelo Director-Geral da Organização Mundial da Saúde (OMS)”, tendo acrescentado que “como fizemos até agora, o Comité Organizador, o Comité Olímpico Internacional e o Comité Paralímpico Internacional acompanharão a situação cuidadosamente, enquanto procuram aconselhar-se com a Organização Mundial da Saúde”, enquanto “continuaremos a coordenar as nossas respostas com o Governo do Japão, o Governo Metropolitano de Tóquio e outras partes interessadas, preparando-nos para uma realização segura os Jogos de Tóquio 2020 em Julho deste ano.”

Na quinta-feira, o COI tinha publicado que “com o acendimento da Chama Olímpica, em Olímpia, o COI confirma o seu total compromisso com o sucesso dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020. Permanecemos absolutamente alinhados com os nossos anfitriões japoneses no compromisso de realizar uns Jogos Olímpicos seguros”, acrescentando que “o mundo enfrenta desafios que também afectam o desporto. Mas, dezanove semanas antes da Cerimónia de Abertura, as muitas medidas que estão a ser adoptadas pelas autoridades de todo o mundo dão-nos confiança e mantêm-nos totalmente comprometidos com a realização dos Jogos Olímpicos, que podem reunir o mundo em paz.”

Complementou ainda que “o COI orgulha-se da solidariedade e flexibilidade demonstradas pelos atletas, pelas Federações Internacionais e pelos Comités Olímpicos Nacionais, que estão a gerir os desafios colocados pelo sistema de qualificação em várias modalidades”, acrescentando que o COI está a cooperar estreitamente com todos os envolvidos e a demonstrar toda a flexibilidade necessária para adaptar os sistemas de qualificação. Também estamos a trabalhar com todas as outras partes interessadas (incluindo os detentores dos direitos de transmissão televisiva e os patrocinadores).”

O que foi reafirmado no dia em que aconteceu a Cerimónia do acendimento da Chama Olímpica, na Olímpia Antiga.

rio to tokyo

DR / ARQ.

A cerimónia de acendimento da Chama Olímpica realizou-se esta sexta na Olímpia Antiga, local dos primeiros Jogos Olímpicos da Antiguidade, na Grécia.

A Chama foi acesa pela acção dos raios solares, tendo posteriormente sido transportada para um estádio, onde foi feita uma dança tradicional.

O primeiro portador da Tocha dos Jogos Olímpicos Tóquio’2020, a campeã olímpica de Tiro no Rio’2016, Anna Korakaki, iniciou o percurso segurando-a com uma mão e tendo um ramo de oliveira na outra.

O percurso inicial da Tocha Olímpica decorre na Grécia até ao dia 19 de Março.

A capital nipónica será (em função da evolução do Covi-19) o palco da XXXII edição dos Jogos Olímpicos após a eleição da cidade-sede que teve lugar a 7 de Setembro de 2013 na 125ª Sessão do Comité Olímpico Internacional, em Buenos Aires, capital da Argentina.

Esta será a segunda vez que a cidade de Tóquio acolhe os Jogos Olímpicos, depois de ter sido a cidade que recebeu o evento em 1964.

É a quinta cidade na história a realizar os Jogos Olímpicos mais do que uma vez, como Atenas, Paris, Londres e Los Angeles.

© 2481 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.