Domingo 28 de Abril de 2024

Dia Mundial da Saúde homenageia profissionais de enfermagem e obstetrícia

OMS-DiaMundialSaúde-07-04-2020“Assinala-se, esta terça-feira, o Dia Mundial da Saúde, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que, este ano, celebra o trabalho dos profissionais de enfermagem e obstetrícia e lembra o papel crítico que desempenham”, de acordo com o divulgado pelo portal do Serviço Nacional de Saúde.

Desde a sua criação, na Primeira Assembleia de Saúde, em 1948, e desde que entrou em vigor em 1950, esta efeméride pretende conscientizar para um tema específico da saúde, destacando uma área prioritária de preocupação para a OMS.

Em 2020, esta data é dedicada ao trabalho desenvolvido pelos profissionais de enfermagem e obstetrícia, sendo o objectivo da OMS destacar o status actual destes profissionais em todo o mundo.

De acordo com a OMS, isso será vital para alcançar metas nacionais e globais relacionadas com a cobertura universal de saúde, saúde materna e infantil, doenças infecciosas e não transmissíveis, incluindo saúde mental, preparação e resposta a emergências, segurança do paciente e entrega de serviços integrados e centrados nas pessoas.

Num ano marcado pela pandemia de Covid-19, a OMS lembra ainda que enfermeiros e outros profissionais de saúde estão na vanguarda da resposta e que o seu papel é indispensável, através da prestação de cuidados e tratamentos de qualidade, liderando o diálogo comunitário para fazer face a medos e dúvidas e, em alguns casos, colectando dados para estudos clínicos.

O Dia Mundial da Saúde é marcado por actividades que se estendem além do dia em si e serve como uma oportunidade para concentrar a atenção mundial em aspectos importantes da saúde global.

Nunca é demais reforçar o papel que é desempenhado por todo o pessoal inserido no Serviço Nacional de Saúde – em Portugal e em todo o mundo – pelo que é tempo de enaltecer todo o esforço que tem feito em todos os momentos em que são chamados às urgências – maiores ou menores – que surgem de vez em quando.

Hoje em dia – e ainda por um largo período de tempo – a “doença” dá pelo nome de Covid-19 e tem causado estragos humanos, de elevada monta, por onde o vírus tem passado, ceifando cidadãos um pouco por todo mundo.

Cumpramos as directivas que são definidas pelo Serviço Nacional de Saúde e, além disso, mantenham-se atentos a tudo aquilo que poderão ser parâmetros colaterais, alguns com implicações pessoais e grupais gravosas.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.