Sexta-feira 29 de Março de 2024

Irina Rodrigues, Auriol Dongmo e Ruben Antunes regressam aos treinos nos lançamentos  

Atl-RubenAntunes-10-04-2020Segundo a notícia colocada no site da Federação Portuguesa de Atletismo, os lançadores de Leiria são dos primeiros a usufruir das condições definidas pela mais recente legislação no que se refere ao Estado de Emergência, que permite aos atletas de alto rendimento e profissionais voltarem a treinar.

Daí que os sportinguistas Auriol Dongmo (integrada na PREPOL, preparação olímpica), recordista nacional do lançamento do peso (18,37 metros), e Ruben Antunes (integrado no projecto Esperanças Olímpicas), internacional sub23, especialista no lançamento do martelo, com recorde pessoal de 69,85, treinados por Paulo Reis, e também Irina Rodrigues (integrada na PREPOL), a internacional do lançamento do disco, a segunda melhor portuguesa de sempre, treinada por Júlio Cirino, tenham regressado aos treinos no Centro Nacional de Lançamentos, em Leiria.

Segundo a referida nota, “com a abertura mostrada na legislação e com a autorização do município de Leiria, ocasionalmente, fazemos alguns treinos no Centro Nacional de Lançamentos”, disse Paulo Reis, treinador dos dois atletas.

Contudo, as regras de treino são rígidas e respeitam as recomendações das autoridades de saúde, “apenas treinando com os próprios engenhos e nunca estão ao mesmo tempo nas instalações e recinto, primeiro treina um, depois outro, sem nunca usar o ginásio e as salas de musculação”, acrescentou o técnico, que é também o treinador nacional de lançamentos e que, nesta fase de confinamento, lançou um programa de formação  para técnicos e atletas que se desenrolam diariamente, a partir das 14.30 horas, numa plataforma que permite participação até uma centena de pessoas.

“Nesse âmbito, a formação tem excedido as expectativas, com cerca de 50 a 70 participantes diários, não só de técnicos da área dos lançamentos, mas até de outras áreas, com muita interactividade”, salientou o técnico que depois de ter fechado o programa desta semana com várias prelecções até de técnicos estrangeiros e que já tem fechado o programa da segunda semana de formação.

Outro tipo de treino para atletas de outras disciplinas também estão referenciados no site da FPA.

Outrossim, Jorge Vieira, presidente da FPA, aproveitou – em mensagem vídeo publicada no mesmo local – para fazer o balanço dos problemas causados pelo Covid-19 e mostrar-se confiante de que Portugal conseguirá ultrapassar as contingências de agora para reforçar a posição do atletismo português no panorama internacional.

Entretanto, o Campeonato Mundial de Eugene (Oregon, Estados Unidos da América) foi remarcado para 15 a 24 de Julho de 2022, após o adiamento dos Jogos Olímpicos para 2021 devido à pandemia de coronavírus, competição que estava originalmente agendado para de 6 a 15 de Agosto de 2021.

Por outro lado, o Conselho da World Athletics (federação internacional) salientou que a marcação respeitou os grandes eventos (Jogos da Commonwealth de Birmingham 2022 e os Campeonatos Europeus de Munique 2022).

“Será uma oportunidade incrível para os fãs de atletismo em todo o mundo”, disse Sebastian Coe, presidente da WA, que justificou que aqueles eventos “receberão seis semanas de atletismo absolutamente de primeira classe. Mais de 70 das nossas federações fazem parte da Commonwealth e mais de 50 são europeias”.

Segundo o comunicado da World Athletics, o presidente Coe afirma que se escolheu a melhor solução para todos os atletas elegíveis para as diferentes competições.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.