Quinta-feira 25 de Abril de 2024

Europeu de Judo em Portugal (2021) em contagem decrescente

judo portugal 2014A um ano do Campeonato da Europa Absoluto de Judo (2021), que se cumprirá de 30 de Abril a 2 Maio, no Altice Arena (Lisboa) a Federação Portuguesa de Judo iniciou a contagem decrescente com um spot que conta com a presença de vários atletas da Selecção Nacional.

Os atletas, que neste momento estão literalmente em casa, assinalam a data com a mensagem de que “Daqui a um ano o melhor judo volta a ser em nossa casa. Desta vez estaremos juntos”.

Este é um dos maiores eventos que Lisboa recebe em 2021, ano em que é Capital Europeia do Desporto.

A prova rainha do calendário europeu de Judo, contará com cerca de 400 judocas de 40 países que, com o adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio para o próximo ano, ganha outra importância.

O “peso” da prova, relativamente ao ranking olímpico, ainda é desconhecido, mas parece certo que será decisiva para a presença em Tóquio 2021, mormente em relação aos portugueses, considerando que combatem ante milhares de adeptos lusos.

Esta é a segunda vez que Portugal recebe o evento, após ter organizado a edição de 2008 (que antecedeu os Jogos Olímpicos de Pequim, competição onde os nossos representantes conquistaram quatro Medalhas (ouro para João Neto e bronze para Ana Hormigo, Pedro Dias e Yahima Ramirez).

Segundo Jorge Fernandes, Presidente da Federação Portuguesa de Judo, “o europeu de Judo do próximo ano será certamente um dos maiores, senão o maior evento de Lisboa como capital europeia do desporto. Após este período que estamos a atravessar, acredito que voltaremos a ter um evento internacional de grandes dimensões, até porque se realizará antes dos Jogos Olímpicos e tudo indica que será a última e grande oportunidade para muitos países qualificarem os seus atletas. As dimensões e condições do Altice Arena também devolvem a todos a segurança e confiança necessária para vivermos e desfrutarmos a 100% de uma memorável competição”.

Na última edição do europeu, em Tel Aviv (Israel’2018), estiveram presentes 380 Atletas em representação de 44 Países.

Com o público português a mostrar como é que se apoia, os representantes lusos terão, por certo, um ambiente formidável para confirmarem a sua real categoria e, também, aumentarem a representação nos Jogos Olímpicos.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.