Quinta-feira 18 de Abril de 8701

Comissões do COI “acercam-se” da Igualdade do Género

COP-COI-Igualdade-28-05-2020De acordo com a informação veiculada pelo Comité Olímpico de Portugal no seu site oficial, o Comité Olímpico Internacional (COI) anunciou, esta quinta-feira, a composição das suas comissões para 2020, acentuando a tendência que conduz no sentido da igualdade de género, com 47,7% dos lugares nas 30 comissões actualmente ocupados por mulheres, face a 45,4% em 2019.

Desde 2013, em função da Agenda Olímpica 2020, a participação feminina nas comissões do COI mais do que duplicou  – era então de 20%. A composição das comissões do COI, em 2020, estabelecida pelo presidente do COI, em estreita colaboração com a Comissão Executiva, implicou a nomeação de duas novas presidentes: Khunying Patama Leeswadtrakul, membro do COI na Tailândia, é agora a presidente da Comissão de Cultura e Património Olímpico, enquanto Zhang Hong, membro do COI na China, será a presidente da recém-formada Comissão de Coordenação do COI para os IV Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno Gangwon’2024. O número total de comissões presididas por mulheres passa assim para 11 em 30 –  cerca de 36,7%.

“A presença das mulheres em cargos de liderança no desporto é realmente um esforço de equipa, e quero agradecer a todos os que contribuíram para que tal acontecesse, pelo seu apoio, comprometimento e inspiração contínuos”, salientou o presidente do COI, Thomas Bach.

Esta quinta-feira foi também apresentada a Comissão de Coordenação do COI para os Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno, Gangwon’2024, organizados pela primeira vez na Ásia.

A Comissão é composta por seis membros – cinco dos quais são mulheres.

A presidente Zhang Hong será acompanhada pela afegã Samira Asghari; pela Presidente do Comité Organizador dos Jogos Olímpicos da Juventude Lausanne’2020, Virginie Faivre; por duas representantes das federações internacionais de desportos de inverno, Heike Groesswang e Sarah Lewis; e por um representante do Comité Olímpico Argentino, José Luis Marco.

A semana das comissão do COI está agendada para o período 2 a 8 de Novembro de 2020, sendo decidido posteriormente se as reuniões serão realizadas presencialmente ou remotamente.

 

© 8701 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.