Quinta-feira 15 de Maio de 2025

Equipa Olímpica do Brasil estagia em Portugal

Segundo informação veiculada pelo Comité Olímpico de Portugal, o Comité Olímpico do Brasil (COB) anunciou a deslocação de uma delegação de cerca de 200 atletas para treinar na Europa, entre Julho e Dezembro deste ano, num roteiro que inclui Portugal.

COP-OlimpicosBrasil-02-06-2020O COB explica que “Portugal é o primeiro país já confirmado, e foi escolhido por se encontrar numa fase avançada de combate à Covid-19 e pelo relacionamento existente” com o Comité Olímpico de Portugal. O COB já tinha optado por Portugal “como base principal de aclimatação do Brasil para os Jogos Olímpicos de Paris 2024”.

Paulo Wanderley Teixeira, presidente do COB, sublinha que esta decisão se enquadra no objectivo de “manter o Sistema Olímpico saudável” e oferecer aos atletas “as melhores condições de treino e performance, com a máxima segurança.”

A missão, que deverá incluir atletas e oficiais de diversas modalidades, está em fase final de planeamento. O COB custeará transportes, alojamento e alimentação da delegação ao longo de seis meses. O investimento será coberto por parte dos 15 milhões de reais (cerca de 2,5 milhões de euros), oriundos da “Lei das Loterias” e previstos no orçamento do Programa de Preparação Olímpica do COB.

“Temos uma relação estreita com o Comité Olímpico de Portugal e já tínhamos iniciado as negociações para a Missão Paris 2024. Com a pandemia, acreditamos que usar as instalações desportivas portuguesas nos permitirá oferecer aos atletas locais seguros e de alto nível para que retomem as suas actividades”, explicou o director-geral do COB e campeão Olímpico de Judo, Rogério Sampaio.

© 2025 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.