Quinta-feira 20 de Abril de 2615

COI e Tóquio’2020 concordam com Jogos Olímpicos “simplificados” em 2021

O Comité Olímpico Internacional (COI) e os organizadores dos Jogos adiados de Tóquio concordaram em “simplificar e reduzir a complexidade dos Jogos”, com o objectivo de organizar um evento de sucesso a um custo reduzido, na sequência da actual pandemia global.

Ambas as partes identificaram mais de duzentas áreas, nas quais os Jogos poderiam ser simplificados, segundo declarações proferias pelo presidente do COI, Thomas Bach, no final de uma reunião do Conselho Executivo do COI, tendo acrescentado que houve “grande progresso” na preparação dos Jogos, que foram adiados para 2021.

A esse propósito, o CEO da TOCOG, Muto Toshiro, salientou que “Os Jogos não serão realizados com grande esplendor”, enquanto o presidente da TOCOG, Mori Yoshiro, observou que “as Olimpíadas sempre ofereceram incentivo e esperança, mas quando se pensa na situação actual em todo o mundo, o brilho e o esplendor a que estamos acostumados pode não ser o mais apropriado “.COI-ThomasBach-16-06-2020

O director executivo dos Jogos Olímpicos, Christophe Dubi, deu mais detalhes sobre algumas das áreas consideradas para simplificação, enfatizando que o núcleo dos Jogos, que inclui os atletas, permanece inalterado.

Além disso, o Presidente Bach declarou que “não temos pedra para ser revolvida e, para ver antes de tudo a redução nos níveis de serviço, as muitas coisas” agradáveis ​​de ter “nos Jogos”.

Enquanto isso, o Conselho Executivo do COI estabeleceu princípios-chave em relação aos eventos e cotas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, incluindo uma redução na cota geral de atletas para 10.500. A figura incluiria atletas de novos desportos. “Portanto – salientou Bach – teremos em Paris menos atletas do que no Rio, por exemplo, ou em Tóquio”, disse ele. Cerca de 11.000 atletas devem competir em Tóquio, mas na Carta Olímpica, 10.500 são apontados como o máximo.

Espera-se que Paris 2024 reflicta a “aplicação completa da agenda olímpica 2020 pela primeira vez” e incorpore “a nova fase da nova norma”, iniciada por causa da crise do coronavírus. Também é uma prioridade alcançar uma participação igual de género nos Jogos Olímpicos, no nível do evento e da disciplina, sempre que possível.

O COI enfatizou que novos eventos não seriam considerados se eles não tivessem locais em Paris 2024 e seria dada prioridade a eventos que possam acomodar atletas dentro da alocação de cotas existente.

O Conselho Executivo do COI também anunciou que o prazo para confirmar os eventos de Paris 2024 e as cotas dos atletas permanecerão em Dezembro. Isso inclui os eventos no2020-03-30-Tokyo-thumbnail-03s desportos adicionais propostos pelo comité organizador, como skate, surf e escalada desportiva.

Bach reiterou a posição do COI sobre racismo e inclusão. O Conselho Executivo do COI adoptou uma resolução durante a reunião, que Bach salientou ao afirmar que “O Comité Olímpico Internacional (COI) condena o racismo nos termos mais fortes. O COI defende a não discriminação como um dos pilares fundadores do Movimento Olímpico, reflectido na Carta Olímpica, Princípio Fundamental 6: “O gozo dos direitos e liberdades estabelecidos nesta Carta Olímpica será garantido sem discriminação de qualquer tipo, como raça, cor, sexo, orientação sexual, idioma, religião, opinião política ou outra, origem nacional ou social, propriedade, nascimento ou outro status.”

Bach acrescentou ainda que a Comissão de Atletas do COI trabalharia com seus representantes de atletas em todo o mundo para encontrar uma maneira de os atletas serem capazes de “expressar seu apoio aos princípios consagrados na Carta Olímpica de uma maneira digna, inclusive na época da Olimpíada. Jogos e respeito ao espírito olímpico”.

Outra questão discutida pelo Conselho Executivo foi o Relatório de Investigação Independente da McLaren na Federação Internacional de Halterofilismo, salientando que “o que podemos dizer agora é que apoiaremos totalmente a nova liderança da Federação e o presidente em exercício nos esforços para reformar a governança da Federação e também para tornar o sistema antidoping totalmente independente da Federação”.

Considerando que a liga de basquete mais bem-sucedida do mundo, a NBA, espera começar a nova temporada no final de 2020, prevê-se que os play off de final de temporada colidam com os Jogos do próximo verão. Isso pode significar que os EUA não enviarão os melhores jogadores para Tóquio no próximo ano e a situação também poderá afectar outros países que têm os seus melhores jogadores na NBA.

Sobre esta situação, Bach referiu que “Estamos em contacto com a FIBA ​​e esta está em contacto com a NBA. Tanto a FIBA ​​quanto a NBA estão interessadas em garantir que não haja conflito com as datas dos Jogos”.

Há cinco candidatos nas eleições para Membros do COI, propostos pelo Conselho Executivo do COI, sendo um deles Sebastian Coe, o presidente da Federação Internacional de Atletismo (World Athletics), dirigente que se comprometeu a resolver um conflito de interesses que o impede, n este momento, de ingressar na organização.

Entre os outros quatro candidatos, três são mulheres, o que aumentará a filiação feminina para 39. São elas a Princesa Reema Bandar Al-Saud, embaixadora da Arábia Saudita nos Estados Unidos; a ex-presidente da Croácia Kolinda Grabar-Kitarović e Maria da Caridad Colón Ruenes, membro do Conselho do Comité Olímpico de Cuba.

O segundo homem da lista está é o actual como presidente do Comité Olímpico da Mongólia, Battushig Batbold.

© 2615 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.