Terça-feira 23 de Abril de 2024

Fernando Gomes referiu que defenderá “o futebol como um todo” neste novo mandato até 2024

Fernando Gomes, garantiu, esta sexta-feira, depois da tomada de posse como Presidente da Federação de Futebol para o quadriénio 2020/24, que defenderá “o futebol como um todo”. 

Num breve discurso – publicado no site da Federação – endereçado aos restantes órgãos sociais que tomaram posse e aos poucos convidados da cerimónia, realizada ao ar livre, na Cidade do Futebol, o líder federativo sublinhou que não terá “visões sectárias” e que  a sua direcção continuará “a dar prioridade à prática por mulheres e jovens”; que ”o licenciamento de todas as provas e a integridade das mesmas serão tarefa diária”; que o trabalho junto dos clubes profissionais e da Liga será executado com o “mesmo espírito construtivo e de exigência de sempre” ou que “os sócios de classe da FPF continuarão a estar permanentemente envolvidos nos processos de decisão, mesmo aqueles que competem exclusivamente à direcção federativa”.

fernando gomes fpf posse 10 jul

DR / FPF

As palavras, através das quais foi feito um agradecimento público aos presidentes dos órgãos de justiça e disciplina cessantes, Manuel dos Santos Serra e José Manuel Meirim, assim como a todos os que serviram a FPF no último mandato, também asseguraram que as associações de futebol estarão sempre no “centro da acção” do organismo e sublinharam que, naquela que será a época “mais difícil” da história do futebol, os organizadores de milhares e milhares de jogos, serão obrigados “a continuar perto, solidários, atentos e unidos no essencial”.

O Presidente da FPF manifestou ainda junto do Secretário de Estado do Desporto, João Paulo Rebelo, presente na sessão, a esperança de que, “se não todas, algumas das competições federativas possam arrancar ainda em Setembro”.

De acordo com Fernando Gomes “alimentar esta esperança incute a energia necessária para trabalhar hora sobre hora para que a FPF e as restantes modalidades federativas”, consigam fazer aquilo que sabem: “entregar Desporto a Portugal”.

Fernando Gomes foi reeleito, esta sexta-feira, até 2024, na Assembleia Geral eleitoral do organismo, que decorreu na Cidade do Futebol e à qual concorreu sem oposição.

O dirigente da venceu por esmagadora maioria, com 90,2 por cento dos votos dos delegados da FPF – 82 de um total de 84 exerceram o direito de voto.

Líder da FPF desde 2011, Fernando Gomes apresentou-se ao ato eleitoral com algumas alterações na sua equipa. Hélder Postiga e José Alberto Ferreira são as caras novas do executivo, juntando-se a Humberto Coelho, João Vieira Pinto, Pedro Pauleta, José Couceiro, Pedro Dias, Mónica Jorge e Rui Manhoso na Direcção.

O Conselho de Arbitragem, liderado por José Fontelas Gomes, foi eleito com uma percentagem de 89 por cento, enquanto o Conselho Fiscal mereceu 95,1 por cento dos votos.

O Conselho de Justiça recebeu 90,2 por cento de votos a favor e o Conselho de Disciplina, agora liderado por Cláudia Santos, recebeu 81,7 por centos (secção profissional) e 82,9 (secção não profissional).

Numa decisão tomada na primeira reunião de Direcção da FPF que também cooptou Júlio Vieira,

Humberto Coelho e José Couceiro foram indigitados vice-presidentes da Federação Portuguesa de Futebol. José Couceiro que será também o representante da FPF na Liga Portugal, função em que é reconduzido agora na qualidade de vice-presidente.

O presidente da FPF lembrou ainda, na tomada de posse, “que o futebol precisa de união e solidariedade”.

Entretanto, as competições seniores estão previstas para se iniciarem sem público a partir de 22 de Agosto de 2020, segundo se soube depois de uma reunião realizada também esta sexta-feira, em que estiveram presentes representantes da Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, da Direcção Geral de Saúde e de cinco Federações (Andebol, Basquetebol, Futebol, Patinagem e Voleibol), foi finalizada a análise ao Protocolo Orientador de Regresso aos Treinos e Competições – Covid-19 e concluiu-se que, durante a actual fase de treino condicionado, é permitida a partilha de bola nas modalidades colectivas de pavilhão, desde que garantida a sua repetida limpeza e desinfecção mantendo-se a regra do distanciamento de 3 metros entre praticantes. Estas e outras medidas de prevenção serão publicadas na actualização à Orientação nº 030/2020 da DGS, que está a ser finalizada por este organismo.

As competições de equipas seniores estão previstas ter início a partir de 22 Agosto de 2020, sem público, o que, a verificar-se, implicará que o treino sem restrições para este escalão poderá ter início a partir de 1 de agosto 2020. As equipas de formação continuarão na actual fase de treino condicionado, aguardando pelo resultado da avaliação da retoma gradual dos escalões seniores.

A possibilidade de retoma da competição sénior a partir de 22 de Agosto tem primordial importância também para os compromissos internacionais das Selecções Nacionais, por forma a permitir a sua adequada preparação para a representação nacional.

Estas datas carecem ainda de serem aprovadas pelo Conselho de Ministros e publicadas em Resolução do Conselho de Ministros até ao final de Julho.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.