Sábado 20 de Abril de 2024

Sporting mais “claro” que Santa Clara mantêm-se em terceiro ante o “goleador” Braga

Apenas um golo (67’) ficou a assinalar o triunfo do Sporting ante o “aguerrido” Santa Clara, que – em “estágio” em Lisboa desde que se iniciaram as dez derradeiras jornadas da Liga NOS 2019/2020 – garantiram a manutenção, ainda isolado, no terceiro lugar, numa partida em que os leões dominaram territorialmente (67/33%) mas em que a veia dos golos só se fez sentir, de forma real, uma vez.

O Sporting também foi quem mais rematou (11-4) mas apenas deu para um certeiro na baliza contrária, o que, como se diz na gíria, foi mais que suficiente para garantir os três pontos, ante os açorianos que nunca baixaram os braços.

DR / Liga Portugal

DR / Liga Portugal

O Sporting de Braga, depois da quebra “psicológica” que teve a meio deste percurso, está de volta à ribalta e a goleada (5-1) aplicada ao Paços de Ferreira, na capital do Móvel, diz bem do que vale e do potencial que ainda espera alcançar para poder voltar a aproximar-se dos leões de Lisboa, tendo na próxima jornada uma oportunidade de ouro, considerando que o Sporting vai jogar ao Dragão, onde os portistas vão “querer” ganhar para confirmarem o título de campeão, se bem que baste apenas um empate.

Em Paços de Ferreira, Paulinho foi o herói do jogo, ao marcar três golos, criando um outro polo de interesse para este final de campeonato de “gritos”, porquanto lidera, a par dos benfiquistas Vinícius e Pizzi, a lista dos melhores marcadores, todos com 17 golos, ainda que Taremi (Rio Ave) também possa estar na corrida, porquanto tem menos três golos.

Com os dois golos (3 e 34’) iniciais marcados na sequência das correspondentes grandes penalidades, Paulinho encheu a “barriga” e explodiu para a linha da frente, fechando a sua conta (38’) depois de aproveitar um erro da defesa na reposição da bola.

Ricardo Horta (47’) e Galeno (89’) confirmaram a goleada, sendo de realçar que o golo de honra dos pacenses foi obtido (78’) por Uilton, numa partida em que os donos da casa remataram mais (12-10) numa posse de bola repartida (50/50%), com larga vantagem bracarense nos remates (8-3) para a baliza, de onde saíram os cinco golos.

Fechando mais uma parte da 31ª ronda, esta sexta-feira, o Gil Vicente deslocou-se a Guimarães e mandou o “fundador” às malvas, ao vencer por 2-1, com dois golos marcadores depois dos 90 minutos regulamentares, uma situação que há muito não se via, pelo que ficam as justificações que a equipa de arbitragem irá colocar no respectivo relatório.

Os vimaranenses abriram o activo (63’) com um golo obtido por Bruno Duarte, tendo Rúben Ribeiro empatado (90+3’) e Kraev feito o 1-2 (90+9’), no encontro que terminou onze minutos depois dos 90. Incrível mas … real.

O Gil Vicente dominou nos remates à baliza (5-2) – daí o triunfo – empatando no número de remates (11-11) mas tendo ascendente na posse de bola (52/48%).

Com isto, o Rio Ave ascendeu ao 5º lugar (50 pontos), por troca com o Famalicão (6º, com 49), sendo de assinalar uma luta imensa entre as equipas (Paços Ferreira, Belenenses SAD, Tondela. Setúbal e Portimonense) que estão instaladas entre o 13º e o 17º para fugir à descida de divisão, considerando que o Aves já se “despediu”.

Esta 31ª ronda encerra-se este sábado com o jogo Belenenses SAD-Moreirense (19h15), sendo mais importante para a equipa de Lisboa do que a de Moreira de Cónegos.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.