Domingo 28 de Abril de 2024

Benfica venceu e Sporting em risco de perder o 3º lugar

Dominando em toda a linha – como se esperava – o Benfica venceu (4-0) o Desportivo das Aves e fixou-se no segundo lugar da Liga NOS, de onde não sairá até final da competição.

Rafa abriu o activo bem cedo (4’), se bem que na primeira parte – o período em que o Aves ainda tentou segurar o resultado – não tivesse havido mais golos, o que sí se verificou no tempo complementar, com Pizzi (52’) a chegar ao 2-0 e Gonçalo Ramos (em estreia) a marcar os dois últimos golos, o primeiro aos 87’ e o segundo aos 90+3’, fechando o resultado.

DR / Liga Portugal

DR / Liga Portugal

Enquanto isso, o Sporting recebeu o Setúbal e não foi além de um empate (sem golos), o que colocou a equipa verde branca em “maus lençóis” para a última ronda, em especial se o Sporting de Braga vencer o F. C. do Porto e os leões perderem na Luz.

É que num eventual desempate, os bracarenses ficam com os mesmos pontos que os leões mas tem vantagem no desempate por golos, face ao que se encontra determinado no regulamento pelo que, para se “safar”, o Sporting terá, no mínimo, de empatar no recinto dos vermelhos, o que não será de muito “bom-tom” para dirigentes e adeptos benfiquistas, se vier a acontecer.

No primeiro critério de desempate, fica à frente quem tenha mais pontos nos jogos efectuados entre as duas equipas que, para o caso, equivale a 3, dado que cada uma venceu uma vez.

Seguindo para a segunda decisão, que equivale à maior diferença entre o número de golos marcados e sofridos pelos clubes empatados, nos que jogos que efectuaram entre si, o Sporting marcou 2 e o Braga também 2, pelo que o empate se mantém.

No patamar seguinte, conta o maior número de golos marcados no campo do adversário nos jogos efectuados entre os clubes empatados, onde o Braga marcou um em Alvalade (2-1 para o Sporting), pelo que ganha a vantagem, classificando-se no terceiro lugar.

DSC_0219Pelo que o Benfica-Sporting e o Braga-F.C. do Porto se jogam no sábado, à mesma hora.

No entanto, na questão da despromoção, Portimonense (que desceu ao 17º lugar) passou a estar mais “desprotegido” para se “agarrar” à Liga NOS, jogando a primazia com o Setúbal e o Tondela, dependendo dos resultados dos jogos da 34ª e última jornada.

Entretanto, ao marcar um golo frente ao Aves, Pizzi isolou-se na lista dos melhores marcadores, com 18 marcados, à frente de Vinícius e Paulinho (16) e Taremi (16), este à espreita de uma oportunidade.

Derradeira ronda que começa na sexta-feira (dia 24) com o Santa Clara-Guimarães (19h) e Gil Vicente-Paços Ferreira (21h15); no sábado (dia 25), defrontam-se Marítimo-Famalicão e Boavista-Rio Ave (18h); Benfica-Sporting e Sporting de Braga-F. C. Porto (21h15); no domingo, jogam Portimonense-Aves, Setúbal-Belenenses SAD e Moreirense-Tondela, todos pelas 19h30, para as despedidas finais.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.