Quinta-feira 25 de Abril de 2024

FPA e Portugal Athletics Results: uma parceria para atletismo em tempo real

DR / FPA

DR / FPA

A Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) – segundo nota publicada no respectivo site – desafiou a recém-criada plataforma de resultados em tempo real (Portugal Athletics Results), para integrar um modelo competitivo inovador, com a realização das provas em vários locais.

“A pandemia de Covid-19 motivou a procura de um novo formato de competição, que promovesse o cumprimento da distância de segurança e de regras sanitárias. E, não menos importante, com ausência de público. A Federação Portuguesa de Atletismo chegou, com o contributo de toda a comunidade, a um modelo que cumpre todos estes requisitos e ainda permite acompanhar os resultados em tempo real, além de simplificar o processo de inscrição e de confirmações dos atletas”, salientou Jorge Vieira, presidente da FPA, a propósito do êxito registado na realização de vários campeonatos nacionais.

Para o sucesso organizativo desta nova forma de competir e de assistir a provas de atletismo, contribuiu a parceria estabelecida com a Portugal Athletics Results, uma nova plataforma criada por atletas e para atletas, treinadores, clubes e Associação Regionais e Distritais de Atletismo. “Esta ferramenta”, segundo explicou Alexandre Pacheco “foi pensada e criada para ir ao encontro de uma necessidade sentida pela Associação de Atletismo de Braga, que era a de ter uma plataforma que simplificasse o processo de inscrição e de confirmação dos atletas nas provas da região e que facilitasse a gestão de listas de partida e dos resultados das provas, apresentando-os em tempo real”, o que foi conseguido, acrescentando-se com “engenharia” específica, porquanto o co-criador da plataforma, actualmente a frequentar o quinto ano do Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação e que foi atleta ao serviço do Núcleo de Atletismo das Taipas.

O projecto foi implementado no ano passado, fruto do trabalho conjunto de Alexandre Pacheco e dos também atletas Paulo Fontão e Rita Lopes e do ex-atleta Ângelo Pacheco. “Este foi um projecto implementado por pessoas que vivem o atletismo e que querem contribuir para a sua evolução. Nós sabemos as dificuldades de gerir inscrições, confirmações, listas de partida e de fazer com que tudo funcione na hora de apresentar os resultados, para que estes possam ser imediatos. Assim, esta é uma ferramenta que facilita a gestão dos eventos, mas que também contribui para a sua divulgação, já que dá a possibilidade de ir acompanhando os resultados assim que eles acontecem, por prova, sem que seja necessário aguardar pelo final da competição. Também conseguimos incluir a ‘foto finish’ neste processo, que já é uma melhoria relativamente à primeira versão pensada”, acrescentou o co-criador da plataforma.

A Federação Portuguesa de Atletismo estreou esta plataforma em 25 de Julho findo, na fase de apuramento para os Campeonatos Nacionais de Clubes, numa versão que foi desafiante para ambas as partes.

O objectivo agora, adiantou o co-criador da plataforma, “é mostrar que esta ferramenta pode simplificar a organização de competições a nível nacional, pois se conseguirmos integrar todas as provas na mesma plataforma, será muito mais fácil implementar updates que a vão tornar ainda mais completa, como rankings”, tendo acrescentado que “hoje tempos uma ferramenta muito boa, com funcionalidades que fazem a diferença mas, com a ajuda de todos, vai tornar-se muito melhor”, concluiu Alexandre Pacheco.

Um avanço tecnológico de grande impacte em tempos de crises, que poderá ajudar outros países a poder optar por esta solução inovadora e “made in Portugal”.

Será através da https://www.portugalathleticsresults.pt/ que a Federação Portuguesa de Atletismo irá apresentar os resultados das suas próximas competições.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.