Sexta-feira 25 de Setembro de 2020

Liga Portugal lançou Manual de Sustentabilidade Ambiental

“O Futebol e a Responsabilidade Social devem caminhar, definitivamente, de braço dado, rumo à mesma direcção”, segundo se refere no comunicado divulgado, esta terça-feira, pela Liga Portugal.

Nesse sentido, e porque cada vez mais as preocupações ambientais e ecológicas têm de fazer parte do dia-a-dia da sociedade, a Fundação do Futebol – Liga Portugal, em parceria com a Sociedade Ponto Verde, lançou, em formato digital, o Manual de Sustentabilidade Ambiental para o Futebol Profissional, que pressupõe um conjunto de boas práticas a adoptar no âmbito da política dos 3 R’s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

Liga-Sustentabilidade-04-08-2020Este manual foca a partilha de conteúdos delineados no contexto do Futebol Profissional português, de forma a promover a consciencialização das Sociedades Desportivas para a importância da temática ambiental nas diferentes vertentes, e incentivar, também, a implementação de medidas ecológicas nos estádios.

No seguimento deste projecto, as duas entidades promotoras têm ainda como objectivo desenvolver um ranking de sustentabilidade, de forma a incentivar as Sociedades Desportivas a desempenharem um papel activo na implementação de boas práticas ambientais.

Promover a participação activa das Sociedades Desportivas na redução da pegada ecológica e reduzir o impacto ambiental dos eventos desportivos, utilizando a notoriedade do futebol, são, de resto, o mote para o pontapé de saída da nova época desportiva, que se pretende sustentável e ecológica.

Este Manual está vertido no site da Liga Portugal, onde pode ser consultado.

Se juntarmos estes 3R’s a outros 3R’s existentes – que tem a ver com a luta contra a Manipulação de Competições (Resultados) – e que resulta do Reconhecer, Resistir e Reportar, sem dúvida que o ambiente melhorará nitidamente, num processo de acompanhamento que tem de ser Astuto, Atento e, até, Aterrador (em termos disciplinares) para quem pratique este tipo de actos.

 

© 2020 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.