Sexta-feira 26 de Abril de 2024

Benfica e Sporting campeãs nacionais de atletismo com as leoas a chegarem ao 50º título

Atl-Benfica-15-08-2020

DR / FPA

Como se esperava, as equipas do Benfica (masculino) e do Sporting (feminino) conquistaram mais um título de campeãs nacionais de atletismo, nas competições que decorreram em várias pistas do país e promovidas pela Federação Portuguesa de Atletismo em cooperação com as respectivas Associações Distritais e Regionais.

O Benfica somou o 32º título de sempre, terminando com 23,5 pontos de vantagem sobre o Sporting, longe do que havia feito nos últimos anos. O terceiro lugar do pódio foi ocupado pela equipa do Sporting de Braga, que somou mais dois pontos que o Juventude Vidigalense.

O Benfica venceu 15 das 18 provas do programa do campeonato, com o Sporting a vencer duas e o Sporting de Braga a ganhar o outro.

Atl-Sporting-15-08-2020

DR / FPA

Facto de relevo foi a ausência do campeão olímpico Nelson Évora, mormente por motivos de ordem física.

Treze títulos individuais contribuíram para o triunfo colectivo do Sporting que, ainda assim, perdeu dois para o Benfica e para o Sporting de Braga e um para a Associação Jardim da Serra, no que foi as “Bodas de Ouro” (50 campeonatos) para as leoas, um feito do extraordinário eclectismo sportinguista.

 

Atl-ClaudiaFerreira-15-08-2020

DR / FPA

 

Em relação aos resultados técnicos, um dos maiores destaques foi a queda do recorde nacional sub23 alcançado por Cláudia Ferreira (Sporting), no lançamento do dardo, atingindo um ensaio a 54,66 metros, melhorando em 23 centímetros o anterior máximo (54,43) que Sílvia Cruz estabelecera há 19 anos.

Nuns campeonatos realizados em moldes completamente diferentes dos anteriores, com nota positiva, foi pena que nas folhas dos resultados não fosse indicada a velocidade do vento no que se refere às corridas de velocidade e barreiras.

 

CA Seia e GA Fátima campeões da segunda divisão

Emocionante a segunda divisão masculina, com os três primeiros classificados separados por 1,5 pontos, com o título a ser conquistado pelo CA Seia, que somou mais meio ponto que o AC Póvoa de Varzim e este apenas com mais um ponto que o Maia AC.

Com os dois primeiros a somarem quatro triunfos cada, o Seia conseguiu mais segundos lugares. O Maia conseguiu três vitórias individuais.

Em femininos, o GA Fátima triunfou com maior vantagem, ainda assim por apenas seis pontos sobre a equipa do GR Eirense, que somou mais três pontos que o Maia AC (a única equipa a subir aos dois pódios). A formação de Fátima somou cinco triunfos individuais, os mesmos que o Eirense, apenas teve um segundo lugar (três do adversário directo), mas a nível dos terceiros e quartos lugares registou maior equilíbrio. Ao Maia não chegaram os dois triunfos e seis segundos lugares.

Eirense e Academia de Valdevez vencem terceira divisão

Presente na terceira divisão com a equipa masculina, o Eirense foi o vencedor com mais oito pontos que o segundo classificado, a equipa do Mazarefes, de Viana do Castelo, enquanto o CA Baixa da Banheira subiu ao pódio no terceiro lugar, com apenas um ponto menos que a formação minhota.

Em femininos, a estreante Academia de Valdevez (Viana do Castelo) surpreendeu toda a concorrência triunfando com 7,5 pontos de vantagem sobre outro estreante, o União de Tomar, com o Ribeirinho (Setúbal) a ocupar a terceira posição.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.