Quinta-feira 26 de Novembro de 2020

Argélia, Islândia e Marrocos no caminho de Portugal no Mundial de Andebol no Egipto

De entre os “monstros” que se encontram (32) apurados para a primeira fase do Mundial de Andebol’2021, marcado para o Egipto, Portugal acabou por ter uma “meia-sorte”, porquanto apenas a Islândia mete medo a sério, porquanto Argélia e Marrocos se podem considerar mais “acessíveis”.

Este mundial, que vai ter sucessivos apuramentos, decorre entre 13 e 31 de Janeiro do próximo ano.

Após 18 anos, a Armada Lusa irá defrontar duas formações africanas e, pela terceira vez, a turma islandesa, contra a qual Portugal disputará também uma vaga no Campeonato da Europa de 2022.

sorteio mundial andebol 2020Paulo Pereira, seleccionador nacional, manteve as ambições que tinha referido no pré-sorteio, afirmando que “tal como tínhamos dito antes do sorteio, vamos manter a nossa intenção de, uma vez mais, solidificar a evolução que temos tido nos últimos anos, nesta competição. Para o conseguirmos, temos que ser mais constantes e este Campeonato do Mundo é uma oportunidade para mostrar esta constância e solidez”.

Sobre o sorteio, referiu que “sabemos que será um Mundial difícil mas também sabemos que temos que respeitar, para além dos nossos adversários, o nosso potencial. E se o fizermos, conseguiremos fazer história neste Mundial. Enfrentar a Islândia pode ter vantagens e desvantagens, já que os iremos defrontar, no dia 6 e 9 de Janeiro e, passado poucos dias, voltaremos a jogar para o Mundial. A Argélia é treinada por um excelente técnico e foi, recentemente, Campeã Africana, é uma selecção com a qual temos que cuidar do nosso rendimento. São selecções de um nível médio alto, assim como Marrocos, portanto temos que ter um compromisso absoluto contra todas as equipas”

Paulo Pereira rematou que “temos toda a capacidade de fazer uma excelente prova, esperamos contar com o apoio dos portugueses, tal como tivemos no Europeu. A partir de agora temos um objectivo concreto, com o qual vamos colocar as mãos à obra. Mais do que nunca, o limite somos nós”.

Miguel Laranjeiro, Presidente da Federação, abordou este sorteio com ambição  e retorquiu que “há 18 anos que não participávamos num Mundial e vamos ao Egipto com a mesma determinação de sempre. Se “o céu é o limite” nós queremos lá estar. A selecção de Portugal tem feito um percurso notável e esta presença é mais um passo naquilo que queremos para o futuro, ou seja, ter presenças regulares nas fases finais dos grandes eventos. Temos uma grande confiança neste grupo que tem dado grandes alegrias a Portugal”.

Os grupos firam formados da seguinte forma:

Grupo A – Alemanha, Hungria, Uruguai e Cabo Verde;

Grupo B – Espanha, Tunísia, Brasil e Polónia;

Grupo C – Croácia, Qatar, Japão e Angola;

Grupo D – Dinamarca, Argentina, Bahrain e República Democrática do Congo;

Grupo E – Noruega, Áustria, França e NACHC

Grupo F – Portugal, Argélia, Islândia e Marrocos;

Grupo G – Suécia, Egipto, República Checa e SCAHC;

Grupo H – Eslovénia, Bielorrússia, Coreia do Sul e Rússia.

Será a primeira vez que um Campeonato do Mundo contará com 32 equipas, 30 das quais já estão confirmadas e nos respectivos grupos, faltando apenas os vencedores do Torneio de Qualificação da Confederação de Andebol da América do Sul e Central (SCAHC) e da América do Norte e das Caraíbas (NCAHC).

As três primeiras equipas de cada grupo (24 no total) irão avançar para a Main Round, com a equipa de baixo em cada grupo (8) a passar para a President’s Cup. As 24 equipas da ronda principal serão divididas em quatro grupos de seis equipas cada, com as duas primeiras de cada grupo a avançarem para os quartos-de-final, antes das meias-finais e final.

Benfica e Belenenses eliminados

Entretanto, o Benfica e o Belenense foram eliminados das taças europeias terminada que foi a primeira ronda de apuramento da nova Liga Europeia.

O Benfica defrontou o Fivers (Áustria) e ganhou o primeiro, no Pavilhão da Luz por 28-26 e, em Viena, perdeu por 38-34, em que dois golos apenas fizeram a diferença.

O Belenenses, por seu lado, perdeu os dois jogos contra o RK Trebnje (Eslovénia), o primeiro no Restelo (28-23) e o segundo por 28-26.

Sporting a sorteio na European League

Na European League, o Sporting vai conhecer, esta terça-feira, o adversário inicial, cujo sorteio se efectua a partir das 19 horas da manhã, em Viena (Áustria), sede da Federação Europeia de Andebol (EHF).

Os 15 clubes que avançam da primeira ronda irão juntar-se a nove equipas que foram directamente escolhidas para esta fase, onde se inclui o Sporting, único representante luso em prova.

As equipas serão divididas em dois potes para o sorteio e não será aplicada qualquer protecção de país. O sorteio será transmitido em directo no Facebook na página da EHF European League e no canal YouTube.

Os jogos da primeira mão terão lugar no dia 22 deste mês e os da segunda mão a 29. Todos os jogos da EHF European League Men serão disputados às terças-feiras em duas faixas horárias: às 17h45 ou às 19h45.

No Pote 1 estão o RK Nexe (Croácia), Bjerringbro-Silkeborg (Dinamarca), GOG (Dinamarca), BM Benidorm (Espanha), Montpellier HB (França), Fenix Toulouse HB (França), Rhein-Neckar Löwen (Alemanha), Füchse Berlin (Alemanha), Balatonfüredi KSE (Hungria), HC Metalurg (Macedónia), KS Azoty-Pulawy SA (Polónia) e Sporting (Portugal).

No Pote 2, presença do Fivers (Austria), Skjern Handbold (Dinamarca), TTH Holstebro (Dinamarca), Bidasoa Irun (Espanha), HEDO-B. Braun Gyöngyös (Hungria), AHC Potaissa Turda (Roménia), Dobrogea Sud Constanta (Roménia), HC CSKA (Rússia), RK Trimo Trebnje (Eslovénia), Pfadi Winterthur (Suíça), HC Kriens-Luzern (Suíça) e IFK Kristianstad (Suécia).

© 2020 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.