Quarta-feira 18 de Abril de 9506

Gustavo Veloso (F.C.Porto) conquistou a amarela em Fafe na Volta a Portugal Especial

O galego Gustavo César Veloso (W52-FC Porto) iniciou de forma autoritária a Volta a Portugal Edição Especial Jogos Santa Casa, vencendo, este domingo, o prólogo de 7 quilómetros, que teve lugar na cidade de Fafe.

Ciclismo-Volta-GustavoVeloso-27-09-2020O corredor portista, o mais velho da competição, com 40 anos, concluiu o percurso em 9m39s, à média de 43,523 km/h, numa vitória foi conseguida por uma margem de apenas um segundo para os dois corredores mais próximos: Rafael Reis (Feirense) e Daniel Mestre (W52-FC Porto), respectivamente.

No final, Gustavo Veloso, salientou ao site da Federação Portuguesa de Ciclismo, que “é a minha décima primeira Volta. Já tinha três segundos lugares em prólogos. Desta vez estive quase para fazer segundo de novo, mas, felizmente, consegui vencer. A idade é apenas um número, o que conta é a determinação, o trabalho e acreditar em nós próprios. A pandemia prejudicou todos os atletas, mas chegámos todos praticamente nas mesmas condições. A corrida acaba de começar e faltam os dias duros para definir a classificação geral”.

O traçado deste prólogo dividiu-se em duas metades, uma fase mais técnica, com descidas, no início, e um troço final fisicamente mais exigente, com subida e empedrado. Estes ingredientes permitiram uma classificação em que se misturaram, nos lugares cimeiros, contra-relogistas puros, sprinters e homens que pretendem ser protagonistas na luta pela Camisola Amarela Jogos Santa Casa.

A classificação geral ficou ordenada exactamente da mesma forma que o prólogo. Gustavo César Veloso é também um ciclista a ter em conta para a classificação geral e ganhou tempo a toda a concorrência.

Entre os pretendentes à camisola amarela, nota para os bons desempenhos da dupla da Efapel António Carvalho (quinto, a 6 segundos) e Joni Brandão (sexto, 7 segundos. João Rodrigues (W52-FC Porto) foi oitavo, a 8 segundos, e Vicente García de Mateos (Aviludo-Louletano) fechou o top 10, a 12 segundos. Frederico Figueiredo (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel), 22.º, a 23 segundos, foi um pouco mais penalizado, numa prova em que não é especialista.

A W52-FC Porto comanda por equipas e o espanhol Carlos Canal (Burgos-BH) veste a Camisola Branca IPDJ, símbolo de melhor sub-23 da competição.

A primeira etapa em linha, a mais longa da competição, disputa-se nesta segunda-feira.

O pelotão vai enfrentar 180 quilómetros, entre Montalegre e o alto de Santa Luzia, em Viana do Castelo. A meta coincide com um prémio de montanha de terceira categoria.

© 9507 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.