Quinta-feira 28 de Março de 2024

Luís Gomes abraçou primeiro Santa Luzia na segunda etapa da Volta a Portugal Especial

Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO) venceu, esta segunda-feira, a primeira etapa em linha da Volta a Portugal Edição Especial Jogos Santa Casa, impondo-se no alto de Santa Luzia (Viana do Castelo) ao cabo de 180 km, iniciados em Montalegre.

Ciclismo-VoltaPortugal-28-09-2020A subida vianense, em empedrado, fez-se em ritmo forte, reduzindo muito o pelotão, para deixar um grupo restrito na discussão da etapa. Luís Gomes revelou mais coragem, atacou a 175 metros da meta, e aguentou a aproximação dos rivais para triunfar ao fim de 4h24m41s, com uma média de 40,803 km/h.

Daniel Mestre foi segundo e Gustavo César Veloso terceiro, defendendo eficazmente a Camisola Amarela Jogos Santa Casa, ambos com o mesmo tempo do vencedor.

Ao site da Federação Portuguesa de Ciclismo, Luís Gomes referiu que “foi um dia tranquilo. A minha equipa fez um excelente trabalho para me colocar na frente no início da subida. Sei que sou um homem rápido e sprintei a dar tudo o que tinha para ganhar. O António Carvalho atacou de longe e o Daniel Mestre teve de fechar o espaço. Fui na roda dele e poupei-me para a parte final. Foi esse bocadinho que fez a diferença”.

A mais longa etapa da prova foi palco da candidatura à mais extensa fuga da prova. O protagonista foi Marvin Scheulen (LA Alumínios-LA Sport), que atacou praticamente de “bandeirada”, chegou a ter 8 minutos de vantagem sobre o pelotão e manteve-se sozinho, em cabeça de corrida, até faltarem 13 quilómetros para a chegada.

O ritmo foi muito endurecido após o final da fuga, mas acabou por assistir-se a um sprint numa montanha de terceira categoria. Os “cortes” de tempo alteraram o ordenamento da classificação geral, mas não mudaram o primeiro classificado.

Daniel Mestre amealhou pontos suficientes nas metas volantes da etapa para chegar ao fim da jornada de posse da Camisola Vermelha Cofidis, símbolo do mais regular. Luís Gomes é o dono da Camisola Branca e Vermelha Fidelidade, símbolo de melhor trepador, em igualdade pontual com Marvin Scheulen. O espanhol Carlos Canal (Burgos-BH) continua a ser o melhor sub-23, envergando a Camisola Branca IPDJ. Por equipas manda a W52-FC Porto.

Gustavo César Veloso mantém-se no topo da tabela, mas agora tem o colega de equipa Daniel Mestre na posição imediata, a 1 segundo. O terceiro é Daniel Freitas (Miranda-Mortágua), a 4 segundos.

“A equipa fez um grande trabalho, sobretudo o Samuel Caldeira. Cumprimos os objectivos de não ter percalços e de não perder tempo para os rivais. Saímos da etapa de hoje tal como iniciámos e isso é o mais importante. Vamos continuar a lutar para manter a camisola amarela na equipa”, sublinhou Gustavo Veloso, o líder da competição.

A segunda etapa, esta terça-feira, adivinha-se determinante para a definição da classificação geral individual. O pelotão vai partir de Paredes (12h30) para chegar ao alto da Senhora da Graça (Mondim de Basto), cerca das 17h30, depois de percorridos 167 quilómetros.

Além da subida para a meta, de primeira categoria, o itinerário engloba as subidas de Rebordosa (4.ª categoria, km 11,6), serra do Marão (1.ª categoria, km 96), Velão (4.ª categoria, km 110,7) e Barreiro (1.ª categoria, km 131,7).

Se há subida mítica na Volta a Portugal é a da Senhora da Graça, a par da Serra da Estrela. Mas sempre houve algo de especial no Monte Farinha e os ciclistas sentem isso. Este ano pode surgir um pouco mais cedo na Volta a Portugal. Bastante cedo, logo ao terceiro dia. Poderá não ser decisiva, mas tem o potencial para quem teve um mau dia, perder tempo difícil de recuperar. Seja um candidato à geral ou não, todos querem ali ganhar, o que poderá fazer da segunda etapa da Volta um dia muito animado.

Os cerca de oito quilómetros finais, com percentagens máximas quase nos 10% e mínimas de seis, são “apenas” o culminar de uma etapa muito complicada e que deixará os ciclistas algo desgastados quando chegarem a Mondim de Basto e olharem lá bem para cima, com o santuário a parecer tão longe.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.