Segunda-feira 26 de Outubro de 2020

João Almeida caiu mas recuperou e mantém liderança no Giro d’Italia

No meio do numeroso pelotão, João Almeida foi um dos ciclistas que caiu, parou e recuperou logo de seguida para integrar o peltotão final até à chegada, em Matera, percorrendo os 188 km da 6ª etapa com o mesmo tempo do vencedor, Arnaud Démare (Groupama), mantendo a camisola Rosa ao peito nesta Volta a Itália.

Apesar do precalço, a sorte estava com os melhores e João Almeida aproveitou para se “safar” de boa, isto é, ficar incómule e conseguir retornar rapidamente ao pelotão da frente, para fazer os últimos 40 km com relativa calma e chegar na 21ª posição, com o mesmo tempo do que o vencedor.

DR

DR

Com isso, manteve a Rosa de líder incontestável nesta difícil competição, sendo o 4º dia que vestiu uma sempre renovada camisola, marcando uma posição até aqui inaudita para um português e na Volta à Itália, sendo já mais um herói nacional para se juntar aos nomes de Joaquim Agostinho, Acácio Silva e poucos mais, que deram brado no seu tempo de ciclistas.

De novo, o triunfo foi discutido ao sprint e Arnaud Démare (Groupama) completou a etapa com 4.54.38, tempo que foi também atribuído a um grupo numeroso de ciclistas, sendo que Michael Matthews (Team Sunweb) foi segundo e Fabio Felline (Astana) foi 3º, ocupando os lugares do pódio.

Com o mesmo tempo e na 21ª posição, João Almeida cumpriu mais uma missão de Rosa vestido, sendo de realçar que outro português, Ruben Guerreiro (EF Pro Cycling), também está em prova, encontrando-se agora na 41ª posição da geral, a 17.34 do seu conterrâneo e líder.

João Almeida (Deceuninck-Quick Step) soma agora 22.01.01, tendo 43 segundos de vantagem sobre o segundo classificado, Pello Bilbao (Barhain-McLaren) e 48 sobre o terceiro classificado, Wiles Kelderman (Team Sunweb).

Para o 5º dia de Rosa, João Almeida e seus companheiros rumarão, esta sexta-feira, de Matera a Brindisi – coorrespondente à 7ª etapa – numa corrida sempre a descer ao longo dos 143 km do percurso, sendo favorável aos roladores (uns mais aventureiros do que outros), pelo que na chegada se verá como as coisas aconteceram.

 

 

© 2020 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.