Segunda-feira 26 de Outubro de 2020

Maria Martins ganhou bronze no europeu de pista em ciclismo

Maria Martins conquistou, esta sexta-feira, a medalha de bronze na prova de scratch (sub-23) do Campeonato da Europa de Pista, prova disputada em Fiorentuola d’Arda (Itália), sendo a sétima medalha da corredora portuguesa em Europeus e Mundiais de Pista.

CiclismoEuropeuPista-09-10-2020 A corrida de 25 voltas ao velódromo italiano disputou-se em ritmo vivo, mas praticamente sem ataques ou movimentações. Nas últimas dez voltas, as ciclistas começaram a marcar-se e deixaram de render-se na cabeça do pelotão, havendo momentos de quebra de velocidade e mudanças de ritmo, sempre que alguma corredora atacava.

Maria Martins soube ler a corrida, respondendo com conta peso e medida aos ataques das adversárias, não dando muita margem, mas também não assumindo sozinha a responsabilidade e o esforço das perseguições.

À entrada para a última volta, a corredora da Equipa Portugal estava na quarta posição, conseguindo ganhar um lugar no sprint final para subir ao pódio como terceira classificada. A italiana MartiCiclismo-EuropeuPista-Iuri-09-10-2020 (1)na Fidanza conquistou o título europeu, seguida da holandesa Maike van der Duin, que arrecadaram o ouro e a prata.

De acordo com o seleccionador nacional, Gabriel Mendes, em declaração ao site da Federação, “a Maria ainda não está no máximo da sua condição física. Fez uma corrida excelente, tanto em termos tácticos como técnicos, tendo sabido estar presente nos momentos cruciais da corrida e conseguir um resultado que é um prémio para ela e para todos os corredores, pela sua resiliência nestes meses complicados que temos vivido”.

Este foi o segundo pódio de Portugal nestes Campeonatos da Europa de Sub-23 e Juniores, já que Iuri Leitão tinha conquistado (na véspera) a medalha de prata (sub-23) na prova de eliminação.

Quando sobravam apenas três homens em pista, Iuri Leitão atacou para garantir, pelo menos, a medalha de prata, o que conseguiu.

O belga Jules Hesters não se deixou surpreender e, revelando uma melhor ponta final do que o minhoto, carimbou o título europeu. O terceiro foi o espanhol Raúl García.

“O Iuri fez a corrida como tínhamos planeado e conseguiu um excelente resultado. Quando ficou a sós com o corredor belga, talvez pudesse contemporizar um pouco mais, não atacando tão cedo. Mas o desfecho foi muito positivo”, considerou o seleccionador nacional, Gabriel Mendes.

Daniela Campos também competiu na primeira jornada do Europeu, sendo a sétima classificada na disciplina de scratch para juniores.

Este sábado, os três convocados portugueses voltam a subir à pista, com Daniela Campos a correr a eliminação júnior (15h25), Maria Martins compete em eliminação (16h00) e Iuri Leitão alinha no cratch (16h25).

© 2020 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.