Segunda-feira 26 de Outubro de 2020

Associação de Treinadores de Atletismo anunciou os técnicos do ano por sector

A Associação de Treinadores de Atletismo de Portugal (ATAP-Atletismo), anunciou, esta segunda-feira, os treinadores galardoados com os Prémios de Treinador do Ano por Sector.

Os distinguidos são os técnicos Rui Norte (velocidade), José Uva (saltos), Paulo Murta (meio-fundo, fundo e marcha), Paulo Reis (lançamentos) e Anabela Leite (atletismo adaptado).

Atl-MelhoresTreinadores2020-12-10-2020O júri destes prémios foi composto por Fonseca Antunes, Eduarda Coelho, João Ganço, Orlando Fernandes e José Regalo.

A entrega decorrerá na Gala ATAP-Atletismo 2020 (integrada no Seminário de Treino) a realizar nos próximos dias 17 e 18 do corrente.

No decorrer da Gala será anunciado, no primeiro dia, o vencedor do Prémio Treinador do Ano e do Prémio Professor Moniz Pereira (Prémio de Carreira).

No segundo dia serão realizadas as Homenagens por Dedicação ao Atletismo a Manuel Vieira (sócio ATAP nº 1) e a título póstumo, a André Costa, António Pinho, Nuno Alpiarça e Pedro Rocha.

Os três primeiros classificados do Prémio da FPA para os treinadores de atletas jovens do ano, divulgados pela FPA, receberão também os seus diplomas no decorrer da Gala.

Atl-StelioCraveirinha-12-10-2020Entretanto, a FPA deu conta de que faleceu o ex-atleta e treinador de atletismo moçambicano, Stelio Craveirinha, aos 70 anos, no Hospital Central de Maputo, onde estava internado desde Setembro.

Stélio Craveirinha, filho do poeta José Craveirinha, foi recordista nacional por diversas vezes e integrou a delegação moçambicana que participou nos Jogos Olímpicos de Moscovo, em 1980, tendo alcançado a marca de 6,94 nas eliminatórias do salto em comprimento.

Como treinador, Craveirinha trabalhou com vários atletas, entre os quais Tina Paulino, Argentina da Glória e Maria de Lurdes Mutola.

A Federação Portuguesa de Atletismo manifestou condolências à família de Stélio Craveirinha e à família do atletismo moçambicano.

Por outro lado, a Federação Portuguesa de Atletismo deu ainda conhecimento que o português Jorge Salcedo foi nomeado para integrar o grupo de trabalho “Technical Officials Education and Certification System” da World Athletics.

O conhecido dirigente e juiz internacional, que fez parte do Comité Técnico da IAAF desde 1992, sendo seu presidente desde 1997 até 2016, regressando agora face à World Athletics ter voltado a criar o grupo chamando a si, entre outros, Jorge Salcedo, que atingiu o ponto mais alto como Delegado Técnico dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016.

Salcedo, que no ano passado foi presidente do Comité de Organização do Campeonato da Europa de Corta-Mato Lisboa 2019, competição organizada com assinalável êxito internacional, será agora responsável pela formação e nomeação dos Oficiais Técnicos para as competições da World Athletics e Jogos Olímpicos.

© 2020 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.