Quinta-feira 25 de Abril de 2024

Relação entre o sono e o desempenho desportivo em análise no Comité Olímpico

COP-SuperaçãoSono-09-11-2020O convidado do programa de formação “The Olympic Performance”, do Comité Olímpico de Portugal, cuja acção decorrerá na próxima sexta-feira (dia 13), é Marco Túlio de Mello, do Comité Olímpico do Brasil, que irá abordar a relação entre o sono e a performance desportiva.

O cientista, especialista no estudo do sono, irá partilhar a sua visão sobre a importância do sono e a sua influência no desempenho dos atletas.

Marco Túlio de Mello é professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil), tem o estatuto de investigador nível 1 A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico do seu país e desempenha funções como consultor do Comité Olímpico Brasileiro, director técnico do Centro Multidisciplinar em Sonolência e Acidentes, e director técnico do Centro de Estudos em Psicobiologia e Exercício.

A sessão, dedicada a atletas, treinadores e outros interessados no treino desportivo, decorrerá, entre as 14h30 e as 16h00, na plataforma Zoom.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, e podem ser efectuadas no site do COP.

O novo ciclo de webinares teve iniciou-se com a prelecção de José Gomes Pereira, director de Medicina Desportiva do COP, subordinado ao tema “perspectiva médico-desportiva”, que foi o ponto de partida para as conversas sobre a importância da recuperação e do sono no processo de treino desportivo.

E o sono foi um dos temas já introduzidos, uma vez que José Gomes Pereira acredita que um ciclo de sono apropriado é a melhor estratégia de recuperação e prevenção de overtraining. Os conceitos de fadiga, os sinais de treino intenso e da necessidade de recuperação foram também abordados pelo director de Medicina Desportiva do COP, que apontou ainda algumas soluções para os atletas optimizarem o ciclo de sono. Quase duas centenas de participantes saíram da formação com a certeza de que quem não dorme bem não é saudável.

Nos meses de Novembro e Dezembro, todas as sextas-feiras são de formação. Seguem-se ainda as temáticas da contribuição da Psicologia e da Nutrição na optimização do treino, os processos de recuperação e monitorização do sono, encerrando-se o ciclo com uma perspectiva integrada com a direcção de Medicina Desportiva do COP.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.