Terça-feira 24 de Novembro de 2020

Iuri Leitão com bronze em omnium regista nove medalhas para Portugal no europeu de pista

Iuri Leitão alcançou, esta sexta-feira, a terceira medalha em três dias de competição no Campeonato da Europa de Pista, que decorre em Plovdiv (Bulgária), no que é a nona medalha para Portugal nesta área, desde 2017.

DR

DR

O ciclista minhoto foi o terceiro classificado no concurso olímpico de omnium, completando a colecção de medalhas, depois do ouro, em scratch, e da prata, em eliminação.

Iuri iniciou a decisiva corrida por pontos com a missão de recuperar a diferença que o afastava do pódio. Após uma primeira metade de corrida exigente, mas sem que nenhum corredor lograsse dobrar o pelotão, Iuri Leitão atacou na entrada da segunda parte das 100 voltas à pista, chegando à volta de avanço e aos consequentes 20 pontos de bonificação a 35 voltas do fim.

O ciclista luso terminou o concurso olímpico com 115 pontos, apenas a um da medalha de prata, conquistada pelo bielorrusso Yauheni Karaliok. O britânico Matthew Walls impôs-se, com 128 pontos.

Maria Martins também competiu em omnium e teve uma primeira metade de prova de elevadíssimo nível, ficando empatada no primeiro lugar com a campeã olímpica, Laura Kenny, e com a italiana Elisa Balsamo, depois de disputadas as corridas de scratch e tempo. A ciclista nacional foi quarta em scratch e terceira na corrida tempo.

Depois, Maria Martins foi a sexta classificada em eliminação, baixando para o terceiro lugar da geral, posição com que iniciou a corrida por pontos. Nesta prova, apesar de pontuar em cinco dos oito sprints, a portuguesa cedeu mais duas posições, acabando o omnium na quinta posição, com 110 pontos. O título europeu foi conquistado por Elisa Balsamo, com 135 pontos, que teve no pódio a companhia da britânica Laura Kenny, com 126, e da russa Maria Novolodskaya, com 114.

A competição prossegue este sábado, com o quarto e penúltimo dia de competição. Às 11h35 inicia-se o apuramento de perseguição individual, que contará com os portugueses Ivo Oliveira e Iuri Leitão. A final está marcada para as 16h20. Às 16h35 Maria Martins disputa a corrida por pontos, disciplina em que Rui Oliveira participa às 17h25.

 

© 2020 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.