Quinta-feira 25 de Abril de 2024

Portugal na Super Liga Europeia de Atletismo

O Conselho da European Athletics, numa das suas últimas reuniões e no sistema de videoconferência, decidiu confirmar os locais de realização do Europeu de Nações de 2021, com Portugal a alinhar na Super Liga.

Atl-PortugalSuperLigaEuropeia-16-11-2020A selecção nacional, que voltou à Super Liga depois de ter vencido a 1ª Liga, em 2019, junta-se a mais sete das melhores selecções da Europa, inicialmente marcada para Misnk, na Bielorrússia, mas que passa para Chorzow, na Polónia.

A selecção polaca, vencedora da SuperLiga em 2019, defende assim o seu título em casa, perante as congéneres da Alemanha, França, Itália, Grã-Bretanha, Espanha, Ucrânia e Portugal.

A 1ª Liga está marcada para Cluj-Napoca (Roménia), a 2ª Liga pra Stara Zagora (Bulgária) e a 3ª Liga para Nicosia (Chipre).

Outra das decisões tomadas foi a da atribuição dos Europeus de Pista de 2024 à cidade de Roma (Itália), dos Europeus de Pista Coberta de 2023 a Istambul (Turquia) e dos Europeus de Corta-mato de 2021 a Fingal-Dublin (Irlanda) e de 2022 a Turim (Itália).

Ainda na área das competições, foi decidido reservar sempre as mesmas datas para os Europeus de sub23 (13 a 16 de Julho) e de sub20 (3 a 6 de Agosto), com início na época de 2023; foi aprovado o plano de contingência para os Europeus de Pista Coberta em 2021 (Torun, Polónia), prevendo vários cenários, esperando a European Athletics que os melhores atletas possam competir.

Ainda sem definição absoluta ficou o Dynamic New Athletics (DNA), sendo certo que já não se realizará a competição teste em pista coberta prevista para Torun, paralelamente aos Europeus de pista coberta, a EA espera que alguma das federações possa assumir a realização do evento, que comportará seis nações (incluindo a anfitriã), com equipas de 25 atletas.

Quando ao projecto em si, a EA continua a sua avaliação, agora em parceria com a Federação Espanhola (RFEA), que poderá ser uma iniciativa piloto a desenvolver com outras federações.

A integração do DNA no Europeu de Clubes (antiga Taça dos Clubes Campeões Europeus) ainda está em estudo, tal como toda a estrutura do DNA.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.