Sexta-feira 29 de Março de 2024

Telma Monteiro conquistou medalha de prata no Europeu de Praga

A judoca portuguesa Telma Monteiro sagrou-se, esta sexta-feira, vice-campeã europeia na categoria de -57 kg, trazendo para Portugal a segunda medalha de prata desde que iniciou a presença ao mais alto nível europeu.

© EJU

© EJU

Telma venceu os três primeiros combates até chegar à final, acabando por perder no último e pelo “ponto de ouro”, na competição que está a decorrer na cidade de Praga (República Checa).

Isenta na primeira fase (cabeça-de-série pela boa posição no ranking da categoria), Telma derrotou a holandesa Sanne Verhagen (ippon) ao fim de 2’54”, ultrapassando também a polaca Julia Kowalczyk (ippon aos 56”), tendo vencido o grupo B e o apuramento directo ara as meias-finais.

Perante Marica Perisic (Sérvia), a campeã portuguesa venceu também por ippon (em 32” apenas), chegando à final para defrontar – e perder – ante a húngara Hedvig Karakas, por ippon, num combate que durou 8’18”, altura em que esta atleta conseguiu o ippon sobre Telma, ainda que já no “ponto de ouro”.

Com esta medalha (a segunda de prata), Telma Monteiro conquista a 14ª medalha da sua carreira a nível de campeonatos europeus, recordando-se que cinco são de ouro e sete de bronze, na que é a judoca mais medalhada de Portugal.

Com este resultado, Telma somou mais uns pontos para o ranking de apuramento olímpico, onde está no 8º lugar, o que dará outro alento à judoca lusa.

Nesta primeira jornada do europeu, os restantes judocas portugueses não conseguir ir tão longe, com Rodrigo Lopes (-60 kg), João Crisóstomo (-66 kg), Catarina Costa e Raquel Brito (-48 kg) e Joana Ramos (-52 kg) a ficarem pelo caminho logo ao primeiro combate, relevando-se as vitórias, nos primeiros combates, por parte de Sergiu Oleinic (-66 kg) e Wilsa Gomes (-57 kg).

A competição terá, esta sexta-feira, a segunda jornada, onde estarão em combate João Fernando (-73 kg), Anri Egutidze e João Martinho (-81 kg) e Bárbara Timo e Joana Crisóstomo (-70g).

Outra hipótese para medalha está guardada para sábado, quando Jorge Fonseca (campeão mundial de -100 kg) subir ao “tatami”, numa ronda onde Yahima Ramirez (-78 kg) e Rochele Nunes (+78 kg), fecharão a presença portuguesa em mais uma competição de alto nível.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.