Quinta-feira 28 de Março de 2024

F. C. do Porto venceu em Marselha e ficou a “minutos” de ser apurado para os oitavos da Liga dos Campeões

Numa partida equilibrada, o F. C. do Porto voltou a vencer o Marselha, desta vez no campo dos franceses, e deu mais um passo para poder integrar os oitavos-de-final da Liga dos Campeões.

NICOLAS TUCAT / UEFA

NICOLAS TUCAT / UEFA

Suportando o maior pendor ofensivo dos franceses, a equipa de Sérgio Conceição soube tornear as dificuldades, com alguma felicidade, reconheça-se, porquanto foram os homens do também português Villas Boas se “colocaram a jeito”, atendendo a que foram eles que “provocaram” duas das falhas que deram nos golos portistas.

Zaidu (39’) aproveitou um cruzamento feito no lado direito do ataque da sua equipa, com a bola a voar até ao centro da pequena área, onde Zaidu rematou para o guarda-redes defender e, na recarga, consegui esticar a perna e enviar o esférico para o fundo da baliza, tendo concretizado o 1-0, com que se chegou ao intervalo.

No segundo tempo, o Marselha continuou com a posse de bola (58/42%) mas não lhe valeu de nada, dado que não rematou tanto para a baliza como se poderia esperar.

Os franceses remataram 11 vezes contra os nove dos portistas, mas foram os vestidos de azul que tiveram mais oportunidades para marcar, dado que remataram quatro vezes para golo contra as duas vezes do Marselha.

Sérgio Oliveira (72’) foi o autor do segundo golo, concretizando uma grande penalidade provocada pelo defesa Balerdi (que foi expulso porque já tinha um amarelo), isto depois de Grujic (67’) ter sido expulso depois de carregar sobre um adversário.

Se começou a tentar guardar mais a bola a partir do início da segunda parte, o Porto manteve essa mesma táctica, que deu óptimo resultado, mais a mais quando o jogador da equipa francesa foi expulso.

Daí até final, os franceses não tiveram mais hipóteses e o F. C. do Porto acabou por ganhar justificadamente.

O Manchester City também venceu (1-0) no campo do Olympiakos, com um golo obtido por Phil Foden (36’), e já garantiu a presença nos oitavos ao chegar aos 12 pontos, com o F. C. do Porto a ficar a um ponto (tem agora 9) de também seguir para a mesma fase.

Os próximos jogos efectuam-se no dia 1 de Dezembro, com o F. C. Porto a receber o Manchester City, enquanto o Olympiakos receberá o Porto no dia 9 do mesmo mês, para concluir esta primeira fase da Liga dos Campeões.

Entretanto e no que respeita ao F. C. do Porto, de registar o falecimento do antigo dirigente do futebol portista, Reinaldo Teles (70 anos), que ganhou tudo o que havia para ganhar no futebol nacional e internacional, durante uma longa carreira.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.