Terça-feira 19 de Abril de 7904

Raça, Género, Diversidade e Inclusão num novo passo para a boa governança no desporto através da acção da SIGA

A Aliança Global da Integridade do Desporto (SIGA) deu mais um passo significativo para promover a boa governança no Desporto ao criar um Comité Permanente sobre Raça, Género, Diversidade e Inclusão.

SIGA-COP-logoEste novo Comité Permanente é estabelecido num contexto do aumento de incidentes relacionados com o racismo, desigualdade de género e outras formas de discriminação negativa em toda a indústria desportiva global, baseia-se no importante trabalho levado a cabo por uma “task force” que a SIGA estabeleceu no início deste ano sobre o mesmo tópico e de que resultou uma série de recomendações de ponta que foram anunciadas publicamente há apenas dois meses durante o primeiro Semana de Integridade no Desporto.

Essas recomendações incluíram uma revisão dos Padrões Universais SIGA de Boa Governança no Desporto para incluir novas boas práticas em evolução nessa área, como o treino de um preconceito inconsciente para funcionários de organizações desportivas, como exemplo de um novo padrão de “ouro”.

Este recém-formado Comité Permanente é presidido por Brian Lewis, Presidente do Comité Olímpico Nacional de Trinidad e Tobago (TTOC) e da Associação Caribenha de Comités Olímpicos Nacionais (CANOC) e membro do Conselho SIGA, enquanto Ju’Riese Colon, CEO da United States Center for SafeSport, será o vice-presidente.

Emanuel MedeirosEmanuel Macedo de Medeiros, CEO da SIGA e Presidente e CEO da SIGA AMERICA, com a firmeza como encara todos os desafios, foi peremptório:

“Olhem no que nos rodeia. Algum de nós pode ser insensível ao que está a acontecer em nosso redor e fingir que não é da nossa conta? Claro que não! O desporto pode fazer mais. Os políticos e líderes empresariais podem fazer mais. Cada um de nós pode fazer muito mais para erradicar o racismo e a desigualdade, em todas as suas formas, do Desporto e através do Desporto, da nossa sociedade. E, se pudermos, devemos fazê-lo”.

Cimentando a ideia, prosseguiu reafirmando que “à medida que entramos numa lenta e dolorosa recuperação da pandemia global, não há melhor momento para lembrar que, no desporto como na vida, independentemente de raça, sexo, naturalidade, crenças religiosas ou orientação sexual, todos devem ter direito aos mesmos direitos e oportunidades que os outros. Este é um direito humano fundamental e é nosso imperativo moral fazer tudo o que está ao nosso alcance para garantir que respeito, tolerância e igualdade sejam mais do que apenas palavras. Com o Comité Permanente da SIGA sobre Raça, Género, Diversidade e Inclusão, reuniremos a liderança e promoveremos a mudança cultural necessária”.

Comentando sobre sua nomeação como Presidente do citado Comité, Brain Lewis, que também ocupa o cargo de Presidente do Comité Olímpico Nacional de Trinidad e Tobago (TTOC) e da Associação Caribenha dos Comités Olímpicos Nacionais (CANOC) e é membro do Conselho da SIGA, declarou que “o Comité Permanente da SIGA sobre Raça, Género, Inclusão e Diversidade é histórico e significativo, com uma oportunidade incrível de ser uma força e um catalisador para mudanças positivas no desporto global. Ser convidado para presidir ao Comité Permanente é uma grande honra e responsabilidade. Vindo de uma pequena ilha do Caribe, é uma declaração significativa de inclusão e diversidade da SIGA”.

Ju’Riese Colon, CEO do United States Center for SafeSport e recém-nomeado Vice-Presidente deste Comité, concluiu dizendo que “tenho orgulho em ajudar a liderar as iniciativas da SIGA em torno de raça, género, diversidade e inclusão, enquanto trabalhamos para ambientes desportivos que incluam todos os atletas. Nivelar o campo de jogo e criar uma mudança de cultura sistémica começa com a promoção da segurança e do bem-estar do atleta. Agradeço a oportunidade de aplicar o que aprendemos nos EUA e de trabalhar com especialistas de todo o mundo com o objectivo de influenciar mudanças em escala global”.

A composição completa deste novo Comité Permanente da SIGA é a seguinte:

Presidente – Brian Lewis, presidente, TTOC e CANOC | Membro, Conselho SIGA

Vice-Presidente – Ju’Reese Colón, CEO, US Center for SafeSport

Membros:

Affy Sheikh, chefe dos serviços de integridade, membro da SIGA;

Angela Smith, Presidente do Conselho de Apoiadores de Stoke City, Membro da Equipe de Squash Campeã Mundial da Grâ Bretanha e Mentora da SIGA;

Arun Kang OBE, CEO, Sporting Equals;

Densign White MBE, CEO, IMMAF, SIGA Member;

Karin Korb, duas vezes paraolímpica de ténis em cadeira de rodas e dez vezes membro da Selecção Mundial dos EUA e campeã da SIGA;

Michelle Chai, COO, Conselho Olímpico da Malásia e Mentora da SIGA;

Stacey Copeland, primeira mulher britânica a ganhar o título da Commonwealth de campeã de boxe e SIGA;

Taylor Green, membro, SIGA Youth Council e SIGA Mentor.

Sem dúvida, uma outra “task force” com capacidade e abertura para poder melhorar o que se pode fazer sobre áreas como a Raça, Género, Diversidade e Inclusão, num mundo nesta altura “debilitado” mas que, a breve trecho, poderá ter o caminho livre para implementar um conjunto de recomendações sem dúvida estruturantes do que pretende para um amanhã cada vez mais perto.

Planeamento feito e só é preciso alavancar a boa vontade de todos para que os resultados surjam mais cedo, porquanto mais célere for o processo menor investimento se gastará em vão.

 

© 7905 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.