Sábado 27 de Abril de 2024

Comités Olímpicos Europeus discutiram o futuro

Os Comités Olímpicos Europeus (COE) reuniram, pela primeira vez, em versão on-line, como resultado das restrições impostas pela pandemia de Covid-19 e a partir da sede (Itália) no que foi a 49ª Assembleia Geral da organização.

Para além do minuto de silêncio em homenagem a Janez Kocijančič, Presidente dos COE que faleceu em Junho deste ano, a Assembleia debateu várias e importantes questões para o futuro do Movimento Olímpico na Europa.

DR

DR

Thomas Bach, Presidente do Comité Olímpico Internacional (COI) endereçou algumas palavras à Assembleia Europeia em que apelou à resiliência do movimento desportivo, frisando que “tomámos várias diligências políticas para destacar o importante papel do desporto nesta crise, afinal o alto papel do desporto na saúde mental e física”.

O modelo desportivo europeu foi um dos temas em debate com destaque para três pontos: a necessidade de levar os Governos europeus a agir; o desejo de ter um modelo unificado que leve ao envolvimento dos Comités Olímpicos de toda a Europa; e o apelo para que o COI continue a defender os interesses do movimento desportivo. Também o desejo de alinhar a Comissão Executiva dos COE com a Agenda 2020 do COI, no que diz respeito à igualdade de género, esteve em cima da mesa.

Em destaque estiveram também os III Jogos Europeus, previstos para a Polónia em 2023. Hasan Arat, presidente da Comissão de Coordenação fez um ponto de situação do evento, que neste momento está a definir desportos, locais e contactos com autoridades.

Arat referiu que “estamos muito impressionados com a paixão e empenho dos nossos colegas polacos”, acrescentando que “a Polónia tem boas infra-estruturas desportivas e os pequenos melhoramentos que são precisos vão beneficiar a população e as próximas gerações. Estes Jogos Europeus vão ser sustentáveis e auto-suficientes”.

Os 50 membros europeus presentes aprovaram o orçamento dos COE para 2021 e foram novamente informados que o valor disponível para projectos dos Comités Nacionais, com apoio da Solidariedade Olímpica, foi aumentado para o período 2021-2024.

Borjomi e Bakuriani (Georgia) foram anunciados como os anfitriões para a edição de Inverno do Festival Olímpico da Juventude Europeia’2025, enquanto que Brno (República Checa) foi confirmada para a edição de verão do mesmo ano.

A próxima Assembleia Geral, prevista para a Grécia, deverá acontecer a 16 Abril de 2021. Nela será eleita a Comissão Executiva dos COE, sendo que Nygaard, presidente interino em funções, e Spyros Capralos anunciaram a intenção de serem candidatos.

Candidato é também Thomas Bach a um novo mandato como presidente do Comité Olímpico Internacional, segundo se soube esta terça-feira.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.