Sábado 27 de Abril de 2024

Sara Moreira à procura de mínimos para os Jogos Olímpicos na Maratona de Valência, no domingo

Sara Moreira, Sara Catarina Moreira e Carla Salomé Rocha são as únicas atletas portuguesas que constam da lista de elite para a Maratona de Valência, que terá lugar no próximo domingo.

saramoreira_2015Sendo uma das principais competições internacionais – local onde se tem obtido alguns dos melhores resultados mundiais – Valência pode servir de trampolim para os Jogos Olímpicos do verão de 2021.

Foi precisamente nesta cidade espanhola que Sara Catarina Ribeiro já obteve os mínimos (2.29.30) ao correr em 2.26.40 no dia 1 de Dezembro do ano passado.

Por seu lado, Carla Salomé Rocha atingiu o mínimo ao fazer 2.24.47 (recorde pessoal) na Maratona de Londres, em 28 de Abril de 2019, sendo as únicas corredoras portuguesas de fundo com passaporte garantido para Tóquio’2021, Jogos Olímpicos de 2020.

Sara Moreira, que tem como recorde pessoal 2.24.49 (3 de Maio de 2015 em Praga – República Checa), vai tentar a sua sorte para garantir a presença, enquanto Carla e Sara Catarina deverão fazer um teste que possa garantir que o seu estado actual pode ser considerado, com vista a estarem presentes na terra do Sol Nascente.

A “fina flor” da elite feminina é comandada pelas etíopes Ruti Aga (2.18.34), Birhane Dibaba (2.18.35) e Degitu Azemiraw (2.19.26), num quadro que tem mais seis atletas até 2.21.00.

No sector masculino, os “maiores” à partida serão também três etíopes: Birhanu Legese (2.02.48), Kinde Atanaw (2.03.51) e Leul Gebresalie (2.04.02), com o queniano Lawrence Cherono (2.04.06) bem por perto e com mas oito até às 2.05.00, o que promete um belo espectáculo.

Registe-se que este evento é apoiado pela EDP.

Entretanto e de acordo com a informação veiculada pela Federação Portuguesa de Atletismo, Rui Pinto e Nuno Lopes (4 Run Club) também estão inscritos.

Por outro lado, a cidade de São Paulo (Brasil) será palco (ainda neste domingo) de uma competição que marca o regresso das qualificações dos atletas para os Rankings Mundiais, forma secundária de acesso aos Jogos Olímpicos de Tóquio 2021, para além das marcas de qualificação directa.

Na pista do Centro de Treinamento e Pesquisa (Vila Clementino), as provas que contam para o World Continental Tour da Wordl Wthletics, anunciam a presença das lançadoras portuguesas Auriol Dongmo (Sporting) e Eliana Bandeira (Benfica), a luso-guineense Jessica Inchude (Sporting) – todas no lançamento do peso; Liliana Cá (Associação Novas Luzes), no lançamento do disco; Vitor Korst e Gerson Baldé (ambos do Benfica), no salto em altura; e Diogo Ferreira (Benfica), no salto com vara.

Recorde-se que já se encontram qualificados para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2021 os atletas Catarina Ribeiro, Salomé Rocha (ambas na maratona); João Vieira (50 km marcha); Evelise Viega, Patrícia Mamona e Pedro Pablo Pichardo (todos no triplo-salto).

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.