Quinta-feira 25 de Abril de 2024

Lisboa vai içar bandeira da Capital Europeia do Desporto 2021

DR

DR

A poucos dias do novo ano, Portugal vai içar a bandeira representativa da Capital Europeia do Desporto 2021, que terá lugar numa Lisboa ainda a tentar refazer-se da pandemia provocada pelo Covid-19 mas preparada para reagir com empenho e garra e comprovar os seus mais dignos pergaminhos.

Para já, a bandeira foi entregue a Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal alfacinha, numa cerimónia realizada na Sala do Arquivo dos Paços do Concelho, encontro dirigido por Gian Francesco Lupattelli,  Presidente da European Capitals and Citties of Sport Federation (ACES Europe) e que juntou várias cidades europeias numa transmissão via “zoom”, tendo a comitiva deixado a sua mensagem à capital portuguesa.

Na ocasião, Fernando Medina agradeceu a confiança depositada em Lisboa, destacando os vários espaços desportivos e ar livre da cidade, que convidam à prática desportiva, tendo assegurado que em 2021 “vamos fazer de Lisboa uma Capital Europeia do Desporto de que todos nos vamos orgulhar”.

Um momento que reafirma a cidade como um marco europeu rumo a uma vida mais activa e saudável.

Não tarda muito para que se iniciem alguns das centenas de eventos que estão previstos, sendo que muitos já estejam programados, um deles que corresponde à comemoração do Centenário do Prof. Mário Moniz Pereira – uma das maiores personalidades do desporto português de sempre, e internacional também – que aliou ainda à sua carreira de desportista, de técnico e de dirigente a outra área cultural, escrevendo poemas e musicando largo número de fados que foram cantados por muitos dos ilustres fadistas portugueses.

O que também se deverá ligar aos aspectos da cultura – o desporto também é momento de cultura – onde caberá o final da comemoração do Centenário desse ícone do fado, que é Amália Rodrigues, evento que se iniciou neste ano de 2020.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.