Quarta-feira 24 de Abril de 2024

Movimento desportivo marcou nova cimeira para 12 de Janeiro

Comité Olímpico de Portugal, Comité Paralímpico de Portugal e Confederação do Desporto de Portugal decidiram avançar para a realização da 2.ª Cimeira das Federações Desportivas no dia 12 de Janeiro do ano que ora começa.

Cimeira-painel-300x200_3Face aos crescentes e cada vez maiores desafios colocados ao desporto português no contexto da pandemia da Covid-19, esta iniciativa das três instituições ganha agora mais corpo com a adesão da Comissão de Atletas Olímpicos, da Comissão de Atletas Paralímpicos e da Confederação de Treinadores de Portugal.

A 1.ª Cimeira das Federações Desportivas reuniu, a 15 de Julho de 2020, 52 entidades que aprovaram por unanimidade uma moção entregue ao Governo e à Assembleia da República, com propostas que visavam a retoma do desporto em segurança e a criação de condições para a sustentabilidade do tecido associativo de base, seriamente posto em causa pela pandemia.

Depois disso, a regra, da parte do Governo, foi a ausência de resposta política efectiva aos problemas apresentados pelo Desporto, patente na aprovação do Orçamento de Estado para 2021, que não contemplou qualquer das propostas contidas na moção então aprovada na 1.ª Cimeira das Federações Desportivas.

As seis instituições continuam a consider ser urgente voltar a ter um momento de debate que resulte numa posição robusta capaz de obter as respostas das autoridades governativas de Portugal, ainda por aparecer.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.