Sexta-feira 26 de Abril de 2024

Federação de Atletismo reajusta calendário de inverno

De acordo com o texto do decreto n.º 3-A/2021, publicado nesta quinta-feira no Diário da República, designadamente o Artigo n.º 34º, ponto 1, a actividade física e o treino de desportos individuais ao ar livre são permitidos, estando apenas condicionado o acesso às competições, conforme descrito no ponto 2 do mesmo Artigo.

fpatletismo logo novoProcurando interpretar e adaptar ao Atletismo o texto do referido Decreto e em conformidade com o ponto 2 do Artigo 34º, a Federação Portuguesa de Atletismo considera a equiparação a actividades profissionais todas aquelas que se realizam no âmbito do Alto Rendimento, das Selecções Nacionais e do Campeonato Nacional de Clubes.

Mais especificamente, irão constar de uma lista de atletas, a publicar na página da internet da FPA, aqueles que estão incluídos nas diferentes categorias do Plano de Apoio ao Alto Rendimento, os atletas internacionais do último Ciclo Olímpico ou os atletas que participaram nos Campeonatos Nacionais de Clubes na época 2019/2020.

De acordo com o Decreto que regulamenta o estado de emergência, a Federação Portuguesa de Atletismo vê-se forçada a proceder a ajustamentos ao calendário de competições de inverno.

Assim, como primeira consequência da determinação do Governo, que só permite a realização de actividades “…da 1.ª divisão nacional ou de competição de nível competitivo correspondente de todas as modalidades dos escalões de seniores masculino e feminino…”, a Federação Portuguesa de Atletismo adia os Campeonatos Nacionais de Sub18 e Sub20 de Provas Combinadas em Pista Coberta para o mês de Março (data a anunciar). Igualmente adiadas para Março ficam as competições nacionais destinadas a atletas sub18 (Nacionais previstos para 30 e 31 de Janeiro), sub20 (Nacionais previstos para 6 e 7 de Fevereiro) bem assim como o Triatlo Técnico Nacional para sub16 e sub18 (previsto para 13 de Fevereiro).

A realização destas provas ficará, portanto, condicionada às directrizes que, entretanto, venham a ser emanadas pelo Governo.

Quanto às competições para seniores (absolutos), o Campeonato Nacional de Clubes em pista coberta – apuramento – passa de 23 e 24 de Janeiro para 6 e 7 de Fevereiro, mantendo-se os Campeonatos de Portugal de Pista Coberta para os dias 13 e 14 de Fevereiro.

Uma situação que será comum às restantes modalidades.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.