Sábado 30 de Abril de 3740

Sporting fez “xeque mate” no xadrez boavisteiro e continua a comandar, com o Porto por perto

Ao derrotar (2-0) o Boavista no seu “habitat”, o Sporting somou mais três pontos e, com isso, manteve o F. C. do Porto a quatro, enquanto o Benfica ficou a seis pontos, finda a 15ª ronda da Liga NOS, esta terça-feira.

Liga Portugal

Liga Portugal

Foi um dia de “Euromilhões” mas a sorte grande para os leões ainda está para sair, se bem que tivesse cumprindo integralmente o objectivo, com alguma facilidade, já que dominou por completo uns axadrezados com falta de “rodagem” para um Sporting que parece voar cada vez mais alto.

Com um golo dir-se-á “meticuloso” – Nuno Santos tinha os pés atrás do defesa boavisteiro por apenas 7 centímetros (VAR) – os homens de Bruno Amorim abriram o activo (22’) depois de Nuno Mendes, do seu meio campo, lançar a bola para a grande área, onde surgiu, na zona da marca da grande penalidade, Nuno Santos a desviar a bola para o fundo da rede da equipa da cidade do Porto.

Sempre a liderar – o Sporting chegou ao fim da primeira parte com uma posse de bola de (76/24%) – os leões tiveram mais duas oportunidades para marcar nos 45 minutos iniciais, primeiro por João Mário, que não teve arte para marcar e, depois, com Jovane com o golo à vista mas o seu remate ainda encontrou um defesa local antes da linha de baliza, que afastou a bola do local perigoso.

No segundo tempo manteve-se a supremacia sportinguista (67/33% de posse de bola, com um total de 14 remates (conta 7), dos quais seis (3) para a baliza, de onde saiu o segundo golo (77’), obtido por Porro, depois de fazer um golo de “antologia” no seguimento de um remate que fez após ter tirado da frente o defesa Hamache, levando a bola até ao fim da rede.

Um triunfo após um muito bom jogo – ainda que sobre uma relva encharcada devido à chuva que caiu – de um Sporting com garra e fibra suficiente para chegar na frente da classificação no final da primeira volta, ainda que, antes (na próxima segunda-feira), tenha que defrontar o Benfica no Estádio José de Alvalade, na 16ª ronda.

No outro encontro efectuado esta terça-feira, o Sporting de Braga venceu, em casa, o vizinho Gil Vicente, com um golo obtido por Iuri Medeiros (73’), numa partida em que dominou (62/38% de posse de bola, 13-6 em remates, dos quais apenas um para a baliza, que deu em golo. Pontaria absoluta.

Na classificação, o Sporting soma agora 39 pontos, seguido do F. C. Porto (35), Benfica (33), Sporting de Braga (30), Paços de Ferreira (28), Guimarães (26), Moreirense e Santa Clara (18), Marítimo (17), Rio Ave, Tondela, Portimonense e Belenenses SAD (15), Famalicão e Nacional (14), Gil Vicente (13), Farense (12) e Boavista (11).

Nos marcadores,

Pedro Gonçalves (Sporting) continua a liderar (12 golos), à frente de Seferovic (Benfica), Thiago Santana (Santa Clara), Rodrigo Pinho (Marítimo), Sérgio Oliveira e Taremi (ambos do F. C. Porto), todos com 7 pontos. Waldschmidt (Benfica) e Marega (F. C. Porto) somam 6.

Nacional-Famalicão (15h30), Tondela-Farense (18h) e Portimonense-Boavista (20h30) abrem a 16ª jornada, no próximo domingo, dia 30 deste mês.

 

© 3740 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.