Sábado 20 de Abril de 2024

Comité Olímpico de Portugal aborda a preparação para Tóquio

comite olimpico portugal 2021O novo ciclo de formação do programa “The Olympic Performance”, promovido pelo Comité Olímpico de Portugal (COP), vai iniciar-se nesta sexta-feira com o tema “Preparação Específica para os Jogos Olímpicos de Tóquio”.

Yannis Pitsiladis foi o primeiro orador convidado e salientou a necessidade da abordagem integrada no planeamento da presença Olímpica, enquanto membro da Comissão Médica e Científica do Comité Olímpico Internacional (COI).

O grego acredita que o trabalho conjunto é o que determina o sucesso nos Jogos Olímpicos e que as equipas devem “preparar-se para o pior e planear para o melhor”. Com isto, quis explicar que todas as variáveis devem ser tidas em conta quando o atleta e a sua equipa preparam a participação na competição Olímpica.

No caso específico de Tóquio, os participantes não podem descurar a preparação para as condições atmosféricas e climatéricas em Tóquio – daí que o COI tenha preparado o documento “Beat the Heat” para ajudar os treinadores a conhecerem e prepararem as piores condições que Tóquio pode proporcionar.

Aproveitou também para deixar uma mensagem aos treinadores “Se fizeres tudo o resto bem, mas não te preparares para as condições climatéricas, então todo o trabalho não valeu de nada”, numa sessão que pode ser vista no Canal COP.

PrintNa próxima sexta-feira, o Chefe de Missão de Portugal e o Director de Medicina Desportiva do COP abordarão o novo contexto que a Missão de Portugal vai encontrar no Japão. Entre as 14h30 e as 16h00, Marco Alves e José Gomes Pereira vão partilhar, no Zoom, as expectativas para a realização dos próximos Jogos Olímpicos. As inscrições são grátis mas obrigatórias e já estão a decorrer no site do COP.

Este novo ciclo de formações é específico para a presença nos Jogos Olímpicos em Tóquio e vai ainda contar com contributos da área da psicóloga Ana Bispo Ramires, da nutricionista Cláudia Minderico, fechando com uma mesa redonda de treinadores de várias modalidades.

Para além destes momentos, o COP disponibiliza uma página com vários documentos de apoio à participação em Tóquio – entre as quais a aclimatização – e onde também podem ser revistas as sessões do ciclo de formação “Recuperação e sono no processo de treino desportivo”.

As sessões do ciclo agora iniciado, “Preparação específica para os Jogos Olímpicos de Tóquio”, ficam também disponíveis no site do COP e no Canal COP.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.