Quinta-feira 25 de Abril de 2024

Campeonatos de Portugal de Provas Combinadas em pista coberta e de preparação para o europeu

A Federação Portuguesa de Atletismo, em conjunto com a Associação Distrital de Atletismo de Leiria e o Município de Pombal, vai realizar os Campeonatos de Portugal de Provas Combinadas de pista coberta no Expocentro, em Pombal.

fpatletismo_logo_novoNo mesmo local decorrerão ainda – neste fim-de-semana – os Campeonatos Nacionais de Esperanças de Provas Combinadas.

Manuel Dias (União de Tomar), campeão de Portugal e de Esperanças, e Inês Pires (GCA Donas), campeã de Portugal e de Esperanças, estão entre os atletas inscritos, prontos para defender os títulos que alcançados o ano passado.

As provas (Heptatlo masculino e Pentatlo feminino) distribuem-se em três jornadas (tarde de sábado, manhã e tarde de domingo), com as listas de inscritos a poderem ser consultadas na página oficial da FPA e com resultados em directo na plataforma FPA Competições.

Entretanto, as Associações de Braga, Leiria, Lisboa e Santarém estarão também activas e, até dia 24 de Fevereiro, data final para a obtenção de marcas de qualificação e de referência para os Campeonatos Europeus em pista coberta, são várias as competições promovidas.

Esta quinta-feira (dia 18), a Associação de Lisboa dá início a um conjunto de provas de preparação, com periodicidade diária, no CAR do Jamor, com a realização do lançamento do peso (masculino e feminino). Na sexta-feira, será a vez do salto em altura (masculino e feminino); no sábado, serão as provas de salto em comprimento (masculino e feminino) e salto com vara (masculino).

Na pista ao ar livre, lugar ao lançamento do disco (masculino e feminino). No domingo, será o lançamento do peso e o lançamento do dardo (ambas para masculinos e femininos). O programa prevê ainda a realização de provas nos dias 22, 23, 24, 25 e 26 de Fevereiro.

Em Pombal, aproveitando os Campeonatos de Portugal, realiza-se um torneio de preparação (comprimento feminino, corridas de 60, 400, 800 e 3 000 metros, para ambos os géneros), no dia 20, enquanto no domingo

(21), será a vez de uma prova de lançamento do peso (masculino e feminino).

Ainda no sábado (dia 20), Alpiarça recebe as provas de 60 metros, 60 metros barreiras e altura (para ambos os géneros) e comprimento masculino.

No domingo, Braga receberá outro torneio, com as provas de 60 metros barreiras, 400 e 1 500 metros, triplo e peso (todas para ambos os géneros) e comprimentos masculino.

Fora da pista coberta, o Juventude Vidigalense e a Associação de Atletismo de Leiria levam a efeito, no dia 20 deste mês de Fevereiro, um conjunto de provas de observação de lançamentos longos (disco, martelo e dardo), para as quais estão inscritos, entre outros, Liliana Cá (Novas Luzes), no disco, Leandro Ramos (Benfica), no dardo, Edujose Lima (Sporting), no disco, António Vital e Silva (Benfica), Ruben Antunes (Sporting) e Vânia Silva (Sporting), no martelo.

 

Meeting de Torun (Polónia)

 

No encontro internacional de atletismo que serviu para inaugurar a Arena, que vai receber na cidade polaca de Torun o europeu de pista coberta – a grega Paraskevi Papachristou venceu o triplo salto com 14,60, no que é uma boa informação para Patrícia Mamona.

Nos 60 metros venceu a norte-americana Javionne Oliver, com 7,08, enquanto o polaco Michal Haratyk venceu o lançamento do peso com um ensaio a 21,47, para conhecimento de Francisco Belo, que também irá estar presente.

De registar que três atletas – o bielorrusso Maksim Nedasekou, o ucraniano Andriy Protsenko e o italiano Gianmarco – dominaram o salto em altura, saltando a fasquia colocada a 2,34, disputa a repetir também nos europeus de pista coberta, onde Portugal poderá ter à volta de duas dezenas de atletas em competição.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.